Após péssima repercussão, Greca desiste de multar quem doar comida aos sem-teto de Curitiba

O prefeito da capital paranaense encaminhou à Câmara Municipal uma alteração no projeto, retirando a multa, que estava prevista no texto original do Mesa Solidária

Rafael Greca - Foto: Joel Rocha/SMCS
Escrito en BRASIL el

Depois da péssima repercussão, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), anunciou, nesta terça-feira (6), que desistiu de multar pessoas que distribuam alimentos aos sem-teto da cidade sem autorização prévia da administração municipal.

Greca encaminhou à Câmara de Vereadores uma alteração no projeto, retirando a multa, que estava prevista no texto original do Mesa Solidária, de acordo com reportagem de Lucas Sarzi, no G1.

A proposta estabelece critérios para a distribuição de comida. Porém, um artigo chamou atenção: quem doasse alimentos em fora de horários, datas e locais autorizados pelo município, poderia ser multado entre R$ 150 e R$ 550, depois de receber advertência.

O projeto provocou reação de inúmeras instituições, que desenvolvem esse trabalho de distribuir comida aos sem-teto.

“Para resolver o problema de vez, mandei um substitutivo na lei de segurança alimentar e nutricional de Curitiba. Não existe mais nenhuma referência à multa”, declarou Greca.

Mudança de discurso

“Vamos agora propor uma ampla aliança, de todos que querem socorrer os vulneráveis, todos que julgam que a população de rua, nesse momento de pandemia, com as carências inerentes de não ter onde morar temporariamente, precisam ser mais acolhidas do que ninguém”, acrescentou, após a reação das instituições e da opinião pública.

“Essa cidade, inteligente e solidária, quer agora fazer valer o direito constitucional à alimentação adequada. O mais é ruído de informação, gente que quer fazer política, quando nós só queremos servir e erguer as pessoas”, tentou justificar.