PARTICIPAÇÃO POPULAR

Lula consulta população sobre horário de verão: mais de 1 milhão de votos e resultado surpreendente

O ainda presidente Jair Bolsonaro acabou com o horário de verão, via decreto, logo no início de seu mandato, em 2019

Lula toma banho de mar.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en BRASIL el

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não assumiu oficialmente a presidência, mas a transição de governo vem avançando e o petista já vem trabalhando em algumas mudanças. Uma delas é com relação ao horário de verão

Nesta segunda-feira (7), Lula foi às redes sociais para fazer uma consulta junto à população: "O que vocês acham da volta do horário de verão?", questionou o presidente eleito em uma enquete publicada no Twitter. 

Às 21h24, mais de três horas após a publicação da enquete, mais de 1 milhão de pessoas já tinham respondido e a maioria esmagadora, até o momento, é a favor da volta do horário de verão

O horário de verão parou de ser adotado em 2019 após decreto do ainda presidente Jair Bolsonaro (PL), que interrompeu uma sequência que começou em 1985 e não havia sido interrompida anteriormente. A justificativa do mandatário, à época, era de que a medida ajudaria a economizar energia elétrica. Estudos apontam, porém, que é justamente o horário de verão que culmina em mais economia.

A primeira vez em o horário de verão apareceu nos calendários e relógios brasileiros foi em 1931, durante o primeiro governo de Getúlio Vargas. Em 2008, o então presidente Lula regulamentou o horário de verão, determinando que começasse sempre à meia noite do terceiro domingo de outubro, quando se adianta uma hora no relógio. Seu final ficou marcado para o terceiro domingo do mês de fevereiro seguinte, quando os relógios atrasariam uma hora.