PREOCUPAÇÃO

Barragem da Vale é interditada e 295 pessoas precisam ser evacuadas em Mariana

Lama também pode atingir município com 1.956 habitantes localizado a 30 minutos da estrutura

Desastre em Mariana, 2015.Créditos: Antônio Cruz/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

A Agência Nacional de Mineração (ANM) interditou uma barragem de rejeito de minério da mina de Fábrica Nova, pertencente à Vale, no município de Mariana, em Minas Gerais. Segundo a agência, a empresa não comprovou a estabilidade da estrutura. A decisão foi emitida na última sexta-feira (10).

"Resolve interditar e suspender de imediato as atividades de disposição de estéril nas pilhas: PDE Permanente I, PDE Permanente II e PDE União Vertente Santa Rita (...) cujas atividades são realizadas pela empresa Vale S.A., em face da não comprovação da estabilidade das referidas pilhas, o que comprova risco iminente, ficando autorizada as atividades para restabelecimento da estabilidade das pilhas", detalhou a Chefe da Divisão de Fiscalização de Lavra de Minas Gerais, Luciana Cabral.

A barragem está localizada a 30 minutos do município de Santa Rita Durão, com 1.956 habitantes. Além disso, estima-se que 295 pessoas estariam na Zona de Autossalvamento (ZAS), a primeira a ser atingida em caso de rompimento da barragem, e por isso o órgão recomenda a retirada desses moradores.

O Rio Piracicaba, um dos mais importantes de Minas Gerais e que deságua no Rio Doce, já afetado pelo rompimento da barragem da Samarco em 2015, também pode ser afetado. 

Nesta segunda-feira (13), equipes de fiscalização da ANM e da Defesa Civil realizariam uma vistoria no local para definir ações que devem ser adotadas pela empresa, que afirmou que acompanhará as equipes “para os esclarecimentos necessários sobre as condições de estabilidade das estruturas, que permanecem inalteradas". A Vale também afirmou que “as estruturas geotécnicas da companhia são vistoriadas frequentemente pela agência reguladora e monitoradas permanentemente por equipe técnica especializada”.