DIREÇÃO PERIGOSA

VÍDEO – Ciclofaixa na estrada: Obra polêmica viraliza na web

Pista para bicicletas localizada no meio de um anel rodoviário no Piauí preocupa internautas

A ciclofaixa.Créditos: Reprodução
Escrito en BRASIL el

Vídeo que mostra uma obra polêmica viralizou na internet. Gravadas por um motorista que passava pela estrada, as imagens mostram uma ciclofaixa no meio de um anel rodoviário no Piauí. Internautas questionaram a segurança da localização para ciclistas e pedestres. Afinal, a via fica entre duas pistas para automóveis em alta velocidade.

A polêmica ciclofaixa está localizada perto da cidade de Canto do Buriti, pouco mais de 400 km ao sul da capital Teresina. O trecho em questão fica entre as estradas PI-140 e PI-141 e se trata de um anel viário, utilizado pelos motoristas para que não precisem passar por dentro do trecho urbano de Canto do Buriti.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em http://benfeitoria.com/apoieAto18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

A obra, de 2013, custou mais de R$ 6 milhões e tem cerca de 10 km de extensão. São quatro faixas de rolamento para automóveis, sendo duas em cada sentido, e, entre elas, exatamente no meio, a ciclofaixa, margeada apenas por faixas amarelas contínuas e nenhuma barreira a separando das vias para carros e caminhões. 

O que dizem as normas de trânsito

Não existe nenhuma lei ou artigo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que proíba esse tipo de ciclovia. Mas, visando a proteção do ciclista, é necessário haver barreiras que impeçam os automóveis de atingir as bikes, caso o motorista perca o controle do veículo.

O Artigo 58 do CTB especifica que nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

De acordo com o Artigo 29, os veículos de maior porte serão sempre responsáveis pela segurança dos menores, os motorizados pelos não motorizados e, juntos, pela incolumidade dos pedestres.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Piauí informou que a estrada está em obras e a ciclofaixa será deslocada para a lateral. O custo da reforma é de R$ 5 milhões.