DEFESA DA DEMOCRACIA

7 de setembro: Saiba como será o desfile militar deste ano

Evento foi planejado em quatro eixos temáticos que abordarão a defesa da democracia, do meio ambiente, ciência e saúde

Estrutura para o desfile de 7 de setembro.Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil
Escrito en BRASIL el

Com o tema “Democracia, Soberania e União”, o tradicional desfile militar de 7 de Setembro, que acontecerá na próxima quinta-feira, em Brasília, terá segurança reforçada após os ataques golpistas de 8 de janeiro às sedes dos Três Poderes. 

O evento está previsto para começar às 9h, com a abertura sendo feita pela Fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas, os Dragões da Independência e o coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília cantando o Hino Nacional.

Em seguida, a tropa militar será apresentada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo comandante militar do Planalto, general de Divisão Ricardo Piai Carmona. O desfile terá início após permissão. 

Apesar da preocupação em relação a um novo ataque como o de 8 de janeiro, o presidente Lula irá desfilar em carro aberto, o modelo Rolls Royce também usado no desfile presidencial. 

Este ano, a cerimônia terá quatro eixos temáticos: Paz e Soberania; Ciência e Tecnologia; Saúde e Vacinação; e Defesa da Amazônia.

Também haverá desfiles de mais de 500 alunos de escolas públicas e projetos sociais do Distrito Federal e, logo depois, cerca de 2 mil militares passarão pela Esplanada com veículos e tropas. 

O fogo simbólico da Pátria será conduzido pelo medalhista de ouro no boxe nas Olimpíadas de Tóquio-2020, o 3º sargento Hebert Conceição. 

A cerimônia contará com tanques, lançador múltiplo de mísseis e foguetes, além de blindados mais antigos do Exército, da Marinha, e da Aeronáutica.

A Esquadrilha da Fumaça fechará o evento, com apresentação especial.

Show da Esquadrilha da Fumaça em 2022 - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Segurança

Um Gabinete de Mobilização foi criado para manter a segurança do evento, que contará com reforço policial em toda a região central e fechamento da Esplanada dos Ministérios já no dia anterior ao desfile, quarta-feira (6). 

Para maior controle, será montada uma estrutura que servirá de apoio para comandos móveis das corporações, a Cidade Policial, ao lado do Museu da República.

Será proibido acessar a Esplanada com objetos pontiagudos, garrafas de vidro, hastes de bandeiras e outros materiais que coloquem em risco a segurança do público presente. Os acessos ao desfile contarão com linhas de revista. 

O acesso à Praça dos Três Poderes será restrito e prédios públicos serão protegidos por grades. O uso de drones sem autorização também ficará limitado.

Uma tenda para o direcionamento de crianças perdidas será montada entre os dois primeiros ministérios, próximos à Catedral. No local terão conselheiros tutelares e servidores da Vara da Infância e Juventude (VIJ).

A cerimônia também contará com equipes de atendimentos de emergência e combate a incêndios, monitoramento pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

Para mais informações sobre o evento, como trânsito, estacionamentos e equipes de segurança, acessar 7 de Setembro: Segurança reforçada no DF para evitar novo 8 de janeiro.