HAMBÚGUER COM PEIXE

McFish volta ao cardápio do McDonald's e cria polêmica nas redes

Clientes criticam campanha e relatam problemas com as carnes dos lanches, enquanto outros falam em "nostalgia"

Carne do hambúrguer McFish.Créditos: Reprodução de vídeo/ Instagram @deletaprateleira
Escrito en BRASIL el

O McFish retornou ao cardápio do Méqui atendendo aos pedidos dos consumidores brasileiros, e por tempo limitado. Essa reintrodução do sanduíche de peixe foi uma das solicitações mais frequentes pelos fãs do restaurante, ao lado do CBO. A volta do sanduíche foi espontânea após uma comunidade de "mcfishers" ter se unido em um perfil no Instagram, chamado "voltamcfish", que já conta com mais de 20 mil seguidores e a “lista vip”, com mais de 40 mil inscritos.

O produto foi retirado de circulação em 2019 devido à linha de produção e à diminuição das demandas e agora vai abrir as vendas a partir do dia 6 de fevereiro. A empresa já iniciou as vendas antecipadas do sanduíche entre 17 e 29 de janeiro, alcançando mais de 10% da expectativa total de vendas para a campanha.

A “novidade”, que inclui uma combinação de pão, filé de peixe, queijo, picles e molho tártaro, também vem causando muita polêmica entre os clientes nas redes sociais. Há aqueles que falam em uma “nostalgia afetiva” do produto e aqueles que expõem a falta de qualidade do hambúrguer.   

Veja a repercussão:

Apesar da campanha afirmar que o preço do combo é similar ao do Big Mac (até R$ 30), os franqueados podem praticar preços superiores em razão do chamado “marketing da escassez” proposto pelo McDonalds. As primeira compras antecipadas do McFish estavam disponíveis por meio do aplicativo do McDonald's até 29 de janeiro. A retirada do pedido, utilizando o serviço Peça e Retire no mesmo aplicativo, foi possível a partir de 30 de janeiro

Segundo informações da empresa, aqueles que efetuaram a compra antecipada têm até 18 de fevereiro para realizar a retirada; caso contrário, o voucher será cancelado, e o reembolso será feito.

Prós e contras

Não é novidade e precisa ser encomendado

Retirado do cardápio há mais de 4 anos, o McFish tem uma pequena base sólida de fãs e as vendas eram consideravelmente menores em comparação a outros itens, como o carro-chefe Big Mac, no portfólio do McDonald's. Além disso, a logística de produção exige um planejamento maior da empresa para fazer as entregas, já que o peixe vem do Alasca, nos EUA, o que complica seu transporte.

“Intenção explícita”

Em entrevista a UOL, o professor da ESPM Márcio Felício destaca que a estratégia da rede de restaurantes é informar os clientes através das redes sociais sobre a limitação do estoque do lanche. A venda em geral tem início uma semana antes do início da Quaresma, período em que os católicos praticam o jejum de carne vermelha. Esse foi o motivo que levou a empresa a apostar anteriormente na criação de um hambúrguer de peixe.

Não é o único

O Burger King, gigante americano, já teve no passado o BK Fish. Hoje, o, Bob's,  o Burger King e  o Giraffas não possuem a opção de sanduíches de peixe em seus cardápios mais. Em novembro de 2023, o Bob’s chegou a lançar o Bob's Fish, mas saiu de linha. Assim, o McDonald's ficou sem concorrência, parecendo ser uma “grande novidade” este ano.

Novo McFish terá mais queijo

A receita original inclui um hambúrguer de peixe polaca do Alasca, empanado, acompanhado por meia fatia de queijo cheddar, molho tártaro e pão. No entanto, na versão disponível para os clientes, a fatia de queijo é integral. O diretor do McDonald's diz que após testar as formas, a versão com a fatia de queijo inteira foi considerada mais saborosa.

Campanha não valorizava o McFish e usuários falam em falsa nostalgia

Por não ser lucrativo e vender pouco, o McDonalds tirou o antigo McFish de circulação na época. Era frequente que as vendas do Big Mac, principal destaque da rede, superassem as 400 unidades em um restaurante, ao passo que o McFish registrava apenas quatro vendas.