BELO HORIZONTE

VÍDEO - Barragem se rompe em MG e arrasta carros durante forte temporal

Nikolas Ferreira vetou orçamento de R$ 1 bilhão destinada a obras de contenção e ainda comemorou derrubada do empréstimo

Forte temporal atingiu cidades de Belo Horizonte na noite desta terça-feira (23).Créditos: Reprodução/Redes Sociais
Escrito en BRASIL el

Fortes chuvas em Belo Horizonte transformaram diversas vias da capital em “rios” na noite de terça-feira (23). Moradores ficaram ilhados, árvores caíram, carros foram arrastados e o fornecimento de energia em alguns bairros foram interrompidos. Das 20h30 às 21h, a Defesa Civil registrou chuvas intensas em oito regiões da capital: Norte, Nordeste, Leste, Centro-Sul, Venda Nova, Pampulha, Oeste e Nordeste.

No período de três horas, a região Oeste acumulou 26,2% do volume de precipitação esperado para janeiro, seguida por Pampulha (23,1%) e Centro-Sul (20,6%). Segundo informações da Defesa Civil de Belo Horizonte, ocorreu uma precipitação de 26% do volume esperado para todo o mês de janeiro em apenas três horas, no período entre 19h e 22h. As ruas e avenidas da cidade foram inundadas, resultando em alagamentos registrados por moradores em várias regiões.

A instituição respondeu a pelo menos três situações de pessoas ilhadas. No Santa Mônica, na Região de Venda Nova, cerca de 15 residentes ficaram isolados em suas casas, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Além disso, foram chamados para lidar com três desabamentos em Belo Horizonte e um desmoronamento em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Pelo X, antigo Twitter, vários usuários compartilharam o caos provocado pelo temporal, mas também não deixaram de resgatar um tweet feito pelo deputado bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) em 2021, onde comemorava o seu veto ao orçamento de R$ 1 bilhão destinado à prevenção de desastres ambientais e obras para contenção de enchentes em Minas Gerais.

"Derrubamos o empréstimo de 1 bilhão que a prefeitura solicitou para a Câmara. Jamais entregaria esse dinheiro nas mãos de um irresponsável como você. A cidade não é sua, Gargamel. Durma bem”, escreveu o bolsonarista na rede social, dizendo que vetou o projeto por achar que Alexandre Kalil (PSD) era “comunista”.

O montante era considerado fundamental para reforçar o Programa de Redução de Riscos de Inundações e Melhorias Urbanas na Bacia do Ribeirão Isidoro. O investimento beneficiaria ocupações populares, tais como Izidora, Helena Greco, Dandara, Vitória e Rosa Leão. A fim de garantir a aprovação do financiamento, a administração de Kalil necessitava do respaldo de, no mínimo, 28 dos 41 legisladores. O resultado final contou com 27 votos a favor, 12 votos contrários e uma abstenção.

Barragem Santa Lúcia

A barragem Santa Lúcia, localizada no bairro São Bento, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, aumentou o nível da enchente já provocada pelo forte temporal na região, arrastando vários carros nas ruas e os deixando empilhados. Pessoas precisaram ser resgatadas. Veja vídeos compartilhados por internautas: