Imprensa livre e independente
13 de maio de 2019, 21h32

Chapa Freixo (PSOL) e Benedita da Silva (PT) ganha força no Rio de Janeiro

"Seria uma honra imensa", disse o deputado federal sobre uma possível chapa com Benedita da Silva como vice na candidatura à prefeitura do Rio de Janeiro em 2020; Freixo já falou abertamente sobre procurar apoio do PT, PCdoB e PDT e "unificar" a esquerda na cidade

Foto: Ricardo Stuckert
A possibilidade do PT e do PSOL se unirem em uma chapa para disputar a prefeitura do Rio de Janeiro em 2020 ganha cada vez mais força. Desde que Jair Bolsonaro se elegeu presidente e Wilson Witzel governador do estado, as duas legendas têm se aproximado mais a nível nacional e regional. Nos bastidores, o nome da ex-governadora Benedita da Silva (PT-RJ) já é um dos mais cogitados para ser candidata a vice do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) “Seria uma honra imensa ter a Benedita como vice, por toda a história de luta dela”, disse o psolista, nesta segunda-feira...

A possibilidade do PT e do PSOL se unirem em uma chapa para disputar a prefeitura do Rio de Janeiro em 2020 ganha cada vez mais força. Desde que Jair Bolsonaro se elegeu presidente e Wilson Witzel governador do estado, as duas legendas têm se aproximado mais a nível nacional e regional. Nos bastidores, o nome da ex-governadora Benedita da Silva (PT-RJ) já é um dos mais cogitados para ser candidata a vice do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ)

“Seria uma honra imensa ter a Benedita como vice, por toda a história de luta dela”, disse o psolista, nesta segunda-feira (13), em entrevista ao jornal Extra. O parlamentar, no entanto, ponderou. “Acho que ainda não estamos no momento de definir essa questão. Primeiro, temos que conversar com todos os partidos e movimentos com os quais temos afinidade. A escolha do vice é consequência desse processo de debate”.

Em entrevista recente ao jornal El País, Freixo falou abertamente sobre sua aproximação com outros partidos do campo progressista já visando uma aliança em 2020. “Isso é uma construção. Tenho conversado muito com o PCdoB e com o PT, que já disse que vai me apoiar abertamente. Queremos trazer também o PDT”, revelou.

Veja também:  Presidente da Comissão da reforma da Previdência defende afastamento de Moro

Na semana passada, Freixo dividiu palanque com inúmeras lideranças do PT, incluindo Benedita da Silva, em um ato em defesa da educação pública na Universidade Federal Fluminense (UFF). O deputado chegou a posar com Fernando Haddad para uma foto na frente de uma bandeira com a inscrição “Lula livre”.

Em 2016, Freixo chegou a ir para o segundo turno com Marcelo Crivella na disputa pela prefeitura do Rio e obteve 40% dos votos válidos.

 

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum