16 de setembro de 2018, 13h13

Ciro a repórter em Roraima: “Vá para a casa do Romero Jucá seu fdp”

Ciro esteve em atividade de campanha em Boa Vista, após passar por outros estados da região Norte do país. E a reação do candidato causou polêmica. Assista.

O candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) esteve em Roraima durante o dia de ontem para participar de atividades de campanha. O estado vive uma crise por conta de migração de venezuelanos que têm entrado pela fronteira. Ao ser indagado sobre declarações que havia dado em outra ocasião pelo repórter Luiz Nicolas Maciel Petri (assista ao vídeo), diz: “vá para a casa do Romero Jucá seu filho da puta”.

O repórter, que tem um programa no SBT local, Saldo Positivo, escreveu um post na sua conta do Facebook para abordar o assunto.

“Hoje pela manhã, fui ao centro comercial de Boa Vista para cobrir para o meu programa de TV a vinda do candidato a presidente Ciro Gomes e perguntei para ele, se ele reafirmava o que havia dito a grande mídia sobre o povo de Roraima, chamando-nos de grosseiros, canalhas e desumanos. Daí em um ato de covardia, o Senhor Ciro Gomes me deu um soco na barriga e me xingou de filho da put… fique sem reação porquê não sou de violência. Apenas fiz uma pergunta. Lamento que um candidato a presidente que tenha esse tipo de atitude e que tenha uma candidata ao senado aqui de Roraima que o apoie.”

No vídeo, o empurrão que Petri diz ter sofrido não fica claro.

A TV Tropical, que é afilada ao SBT local, segundo informações do Wikipedia, é de propriedade de Luciano Castro e Mozarildo Cavalcanti. Ambos são políticos tradicionais do estado. Segundo informações da Agência Pública, ganharam a concessão no governo Sarney quando, à época, Cavalcanti era deputado federal constituinte e Castro ainda não tinha mandato político (a partir de 1995, teve cinco mandatos consecutivos de deputado federal).

A família do senador Romero Jucá, por outro lado, possui duas retransmissoras na capital do estado, as afiliadas das redes Record e Bandeirantes. Os canais foram transferidos aos filhos do senador em 2009. A TV Imperial, canal 6, que retransmite a Bandeirantes, está em nome de Marina de Holanda Menezes Jucá, e a TV Caburaí, canal 8, retransmissora da Record, foi transferida oficialmente ao ex-deputado estadual Rodrigo Jucá.

A Fórum está em contato com a assessoria de Ciro Gomes para que ele se posicione sobre o caso.