#Colunistas

22 de setembro de 2018, 10h20

É possível derrotar o golpe neoliberal e o neofascismo ao mesmo tempo?

Em novo artigo, Julian Rodrigues discorre sobre as estratégias do PT e os desafios para enfrentar a escalada neofascista e liberal


19 de setembro de 2018, 21h33

Que juventude é essa que vota no Bolsonaro?

Segundo o Ibope 28% dos jovens com idade entre 16 e 24 anos votam em Bolsonaro. Este dado é preocupante pois nos revela uma geração que está se formando com base numa mentalidade que não tem apreço pela democracia, ou que acha tudo bem um candidato com inúmeras declarações machistas e de ódio aos LGBT e negros ser o próximo presidente da República


19 de setembro de 2018, 17h38

O mito do pobre de direita e o eleitor de Bolsonaro

"A ignorância do eleitor que nunca foi simpático aos assuntos políticos em distinguir princípios éticos de princípios políticos o aproximou da perspectiva conservadora proposta pelo deputado do PSL"


18 de setembro de 2018, 18h30

Cartas do Pai: “Os desajustados”

Mas as mães e vós são mulheres, e o COISO disse que elas são fraquejadas. Deve ser por isso que os dois acham que elas não conseguem educar seus filhos sozinhas


18 de setembro de 2018, 15h51

Os usos eleitorais do antipetismo

Rodrigo Perez Oliveira: “O que seria mesmo esse antipetismo? Trata-se de um problema com o PT? Algo semelhante a uma antipatia pessoal? Penso que situação seja muito mais complexa”


17 de setembro de 2018, 17h34

Violência, Deus e irracionalidade: uma receita para se fazer um auditório estúpido

As pessoas estão muito mais apaixonadas pela estética da fala que pelo seu conteúdo. Esse auditório, que sofre com a violência urbana, não tem nenhuma visão do programa político de seu candidato


17 de setembro de 2018, 12h02

Quatro coisas sobre a chantagem de Bolsonaro

Bolsonaro percebe, como vítima, que pode perder e precisa atribuir a fraude ao processo eleitoral para ter alguma credibilidade e apoio de seus “amigos”


16 de setembro de 2018, 21h07

Dez teses sobre a decadência do capitalismo periférico brasileiro

O capitalismo brasileiro não está somente atravessando uma crise econômica, como tantas outras do passado. O Brasil se transformou muito nos últimos trinta anos. Mas o capitalismo brasileiro entrou em decadência.


14 de setembro de 2018, 13h28

“O mundo esquece tanto que nem sequer dá pela falta do que esqueceu”

Monica Benicio cita frase do escritor português José Saramago para relembrar os seis meses da execução da companheira Marielle Franco, até agora um crime sem solução


13 de setembro de 2018, 16h33

Ciro x Haddad: Estamos escolhendo o inimigo certo?

Daniela Lima, em novo artigo, escreve: “O novo não vai surgir pelas mãos de nenhum candidato, mas por um protagonismo político para além do voto. Outubro é só o começo”


12 de setembro de 2018, 15h48

As cicatrizes que a facada não deixou

Em novo artigo, Rodrigo Perez Oliveira diz: “O impacto da peixeira de Adélio foi grande mesmo no intestino grosso de Bolsonaro. Na corrida eleitoral, não passou de um arranhãozinho”


11 de setembro de 2018, 19h58

Cartas do Pai: “Quem provoca, não quer paz!”

Uma pessoa que provoca um cachorro e é mordida, foi porque ela provocou. Agora, uma pessoa provoca, incita a violência, e quando alguém reage e a agride... pronto! Agora, o provocador virou vítima!


10 de setembro de 2018, 15h40

Não temos tempo para ter pena

Se rir de tudo é exagero, não ter pena seria adequado. E se não ter pena é se afastar da bondade, tudo não passa de um sintoma dos tempos sombrios que vivemos. Não ter pena da injustiça, da baixeza ética, nos tornaria realmente maus?


09 de setembro de 2018, 10h04

Cinco observações rápidas depois do atentado contra Bolsonaro

Bolsonaro tende a se fortalecer ao se transformar em vítima de tentativa de homicídio. A mudança foi quantitativa ou qualitativa? Ainda não sabemos. Mas o atentado foi um episódio gravíssimo, e subestimá-lo – como ainda está prevalecendo em alguns círculos de esquerda - é perigoso.


06 de setembro de 2018, 22h24

Sobre a facada em Bolsonaro e o que muda daqui para frente no processo eleitoral

Julian Rodrigues resume em dez pontos de que forma o ataque contra Jair Bolsonaro influencia no processo eleitoral e sugere os caminhos a serem adotados pela esquerda