Andrea Caldas

política e educação

10 de maio de 2019, 06h00

O governo Bolsonaro é o exterminador do futuro: é pior do que qualquer ditadura que já vivemos

Para Andrea Caldas, o governo Bolsonaro nega as construções democráticas pós 88 e renega até mesmo o que as ditaduras construíram, contraditoriamente. É a negação explícita de qualquer compromisso com a educação


+ posts

29 de março de 2019, 22h26

Liberdade de ensinar e aprender: abre as asas sobre nós

“Diretores de diversos setores da Universidade Federal do Paraná apresentaram uma proposta de resolução interna que reafirma e garante o 'livre exercício das atividades de ensino, pesquisa e extensão' e regulamenta a gravação das atividades acadêmicas”, destaca Andrea Caldas em sua coluna na Fórum


05 de março de 2019, 19h59

Há uma esquerda que é órfã da Globo

Em seu novo texto para a Fórum, Andrea Caldas diz que a “Globo não fará, nem hoje, nem nunca, o papel de educação política que cabe às escolas, universidades, movimentos sociais, partidos e governos”


02 de março de 2019, 18h32

Eu estou com medo

Andrea Caldas diz: “Quem menospreza a vida de um menino pode fazer tudo contra qualquer um de nós. Ninguém está a salvo nesta República”


19 de fevereiro de 2019, 16h24

Aconteceu em Curitiba

Testemunha de um assalto a mão armada em um shopping, Andrea Caldas diz que “armas na mão de cidadãos não previnem crimes. Simplesmente, precipitam tragédias”


16 de fevereiro de 2019, 20h15

É preciso criar novos meios para fins transformadores

Em novo artigo para a Fórum, Andrea Caldas diz que na “curvatura do mal menor, da acomodação e da burocratização fomos perdendo o encantamento de gerações inteiras com o exercício pela política”


10 de fevereiro de 2019, 17h34

A direita leu mais Gramsci que a esquerda

Andrea Caldas: “Gramsci, o tão combatido pela direita, foi ignorado pelo outrora governo progressista de plantão sazonal. A disputa foi substituída pela conciliação”


07 de fevereiro de 2019, 21h44

O cinismo econômico como nova (des)hegemonia

Andrea Caldas: “É preciso que a gente se reinvente para enfrentar um sistema em putrefação, mas que ainda tem a força dos estertores da morte para estabelecer o seu jugo autoritário e profundamente mórbido”


06 de fevereiro de 2019, 20h17

São Bernardo e a crença nas instituições

Em novo texto, Andrea Caldas diz: “Enquanto mirarmos nos ritos jurídicos, vamos colher apenas os seus esperados frutos. É hora - mais que hora - de mudar o olhar e fazer novas semeaduras em outros terrenos”


27 de janeiro de 2019, 09h50

Home schooling é a pauta do “salve-se quem puder”

Educação domiciliar é só para quem pode pagar preceptores. Para os pobres, restará o Estado mínimo, a Educação mínima, a Saúde mínima, a Segurança mínima


21 de janeiro de 2019, 14h08

Democracia não é “acordo de cavalheiros”

As notícias de que o governo Bolsonaro irá nomear reitores(as) das universidades com base em seu perfil ideológico não, apenas, escancaram o macartismo tupiniquim mas, desnudam a fragilidade da nossa normatização legal.


06 de janeiro de 2019, 18h10

Pistas para uma possível análise de conjuntura

Colunista Andrea Caldas inicia uma série de análises conjunturais do governo Jair Bolsonaro: "Há muito de antigo mas, muito de nova recombinação de elementos pretéritos e presentes e projeção de novos futuros".