#Raphael Silva Fagundes

13 de dezembro de 2018, 15h41

Precisamos falar sobre isso: uma esquerda livre do PT

Há uma revolta contra o establishment desde 2013 e o golpe foi consequência dessa revolta. As esquerdas, depois de 2016, enfrentaram um dilema: defender Lula ou criticar o establishment


10 de dezembro de 2018, 15h38

O governo mais ideológico da história recente

Raphael Silva Fagundes: “O governo que se instalará em 2019 precisa ser ideológico para poder impor uma dominação de classe mais claramente, um modelo de dominação econômica que rejeita qualquer tipo de migalha que possa sobrar para as classes trabalhadoras”


09 de dezembro de 2018, 14h20

As três cabeças de Cérbero

Raphael Silva Fagundes: O governo Bolsonaro será diferente das direitas europeias e de Trump, pois aqui se assumiu o poder defendendo a política de austeridade. Esse pode ser o caminho pelo qual uma mobilização de esquerda pode ser bem-sucedida


06 de dezembro de 2018, 22h10

Preparem-se para a guerra contra os trabalhadores/empresários

Raphael Silva Fagundes: “O governo tinha que dar subsídios a você para que pudesse pagar os seus funcionários e assegurar os direitos trabalhistas. É isso que gera consumo e renda. É a segurança de se manter no emprego que gera crédito”


03 de dezembro de 2018, 16h40

“Espere agora pelo ano passado”, o mundo bizarro de Philip Dick

Raphael Silva Fagundes: “Artistas como Shakespeare, Machado de Assis, Stan Lee e o próprio Dick são fenômenos em suas respectivas épocas por conseguirem apreender a realidade, o contexto que os cercava, e, magistralmente, metaforizá-los”


01 de dezembro de 2018, 17h07

O ódio quixotiano: como os brasileiros aprenderam a odiar o nada

Alguns ideólogos resolveram chamar o PT de comunista ou marxista devido à necessidade de se odiar uma ideia política, e a ideia tradicionalmente odiada na mentalidade do brasileiro é o comunismo.


28 de novembro de 2018, 15h53

“Escola sem Partido” e “Marxismo cultural”: dois polos da imbecilidade

Raphael Silva Fagundes: “A esquerda não pode cair no erro de investir em uma luta que interessa às classes dominantes, que inclusive tem a intenção de desvirtuar a teoria marxista”


26 de novembro de 2018, 19h10

Dragões que não passam de moinhos de vento: o comunismo e o PT

Raphael Silva Fagundes: “O golpe, realizado através de argumentos jurídicos, ainda precisa de uma estrutura ideológica que o garanta. Por isso depreciar a esquerda, o comunismo etc.”


24 de novembro de 2018, 16h37

Raphael Silva Fagundes: Aos recém-alfabetizados políticos que permaneceram ignorantes

O seguidor cego de Bolsonaro deve entender que a esquerda não é contra o presidente eleito de uma forma pessoal, ou por uma  questão de orgulho, mas contra as medidas políticas que ele pretende realizar.


22 de novembro de 2018, 17h04

Viés ideológico: uma desculpa para tirar seus direitos e vender o país

Raphael Silva Fagundes: “Somente a consciência de classe promoverá uma ruptura, a descontinuidade de uma história escrita pelas classes dominantes e determinada por elas”


21 de novembro de 2018, 13h34

Melhor um presidente réu por incitação ao estupro que por corrupção (crônicas de um povo anta)

No mundo capitalista, o crime contra a propriedade tornou-se mais vil que o crime contra o ser humano.


19 de novembro de 2018, 15h37

Teorias para fazer os burros acharem-se inteligentes

O que há de novo é justamente o combate contra a inteligência. Uma investida contra o que há de mais desenvolvido no pensamento político Ocidental. Se citarmos Marx, Weber ou Freud o argumento é logo desqualificado. Se lermos o texto em que Einstein afirma que o socialismo é a única solução para uma sociedade mais justa, buscar-se-á difamá-lo de alguma maneira.


18 de novembro de 2018, 14h18

O fantástico mundo da classe média: ensaio sobre um conflito de marionetes

Os economicamente corretos são aqueles que compram tudo que tem: educação, saúde etc.. E, muitos, iludidos pela ideia de que o público está sendo deteriorado pelo Estado corrupto, clamam pela privatização.


13 de novembro de 2018, 10h50

O caso do paciente das coxas de vidro: haverá cura para o ódio ao PT?

Quando perceberem que nada tinha que ver com o combate à corrupção ou com a moralidade, mas em intensificar a política de desmonte do Estado e do serviço público, talvez mostrem reação


05 de novembro de 2018, 16h18

Bolsonaro vai trazer de volta a crítica artística

Em novo artigo, Raphael Silva Fagundes diz: “Até a Rede Globo, que não está muito feliz com a ascensão do poder religioso na política, o que abriu um grande espaço lucrativo para a Record, pode vir a dar acesso a essa cultura crítica”