26 de agosto de 2018, 09h04

Com apoio de Lula, Haddad lidera disparado com 47% no Maranhão

De acordo com pesquisa Exata/JP, o candidato apoiado pelo ex-presidente venceria as eleições no primeiro turno, com uma diferença de 30 pontos percentuais em relação ao segundo, Jair Bolsonaro

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

O ex-prefeito de São Paulo e atual candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Lula, Fernando Haddad, lidera com folga as intenções de voto no estado do Maranhão. Pesquisa Exata, contratada pelo Jornal Pequeno, aponta que ele é o preferido entre os eleitores maranhenses na disputa presidencial, com 47%.

De acordo com o Exata/JP, para o eleitorado do Maranhão o candidato apoiado por Lula, Fernando Haddad, venceria as eleições no primeiro turno com uma diferença de 30 pontos percentuais em relação ao segundo colocado, Jair Bolsonaro (PSL), que aparece com 17% no levantamento.

Na sequência, aparecem Marina Silva (Rede), com 8%; Ciro Gomes (PDT), com 6% e Geraldo Alckmin (PSDB), com 2%. Álvaro Dias (Podemos), Vera Lúcia (PSTU) e Henrique Meirelles (MDB) têm 1% cada um. Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL), João Amoêdo (Novo), João Goulart Filho (PPL) e José Maria Eymael (DC) não pontuaram.  Brancos e nulos somaram 13% e 4% disseram que não sabem ou não responderam.

Com Lula 

O Instituto Exata projetou, também, cenário com Lula candidato. Nesse caso, o ex-presidente ganharia também no primeiro turno, com 67% das intenções de votos, mais de 50 pontos à frente de Jair Bolsonaro, que aparece com 15%.

Em seguida, Marina Silva, com 4% e Ciro Gomes, com 3%. Álvaro Dias, Geraldo Alckmin e Cabo Daciolo figuram com 1% cada. João Amoêdo, Henrique Meirelles, Vera Lúcia, Eymael, Guilherme Boulos e João Goulart Filho não pontuaram.

A pesquisa Exata/JP está registrada no TSE sob o número MA-07422/2018, e ouviu a opinião de eleitores de todo o Maranhão, entre os dias 19 e 23 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e a confiança é de 95%.