16 de abril de 2018, 14h55

Comissão dos Direitos Humanos do Senado visita Lula nesta terça-feira para fiscalizar Sala Especial

O objetivo do requerimento proposto pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) é fiscalizar as condições do local onde o ex-presidente está instalado desde o dia 7

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) foi a autora do requerimento, que solicitou à Comissão dos Direitos Humanos da casa que visitasse Lula – Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Após aprovação de requerimento proposto pela vereadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), a Comissão de Direitos Humanos do Senado, presidida pela senadora Regina Sousa (PT-PI), marcou para esta terça-feira (17), uma visita ao ex-presidente Lula. O objetivo é efetuar uma fiscalização em relação às condições da Sala Especial, onde ele está instalado, na sede da superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

A confirmação veio do senador Lindbergh Faria (PT-RJ) e do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), líder do partido na Câmara, que anunciaram a vistoria das instalações da sede da Polícia Federal em Curitiba, a partir das 14 horas.

Segundo o Correio Braziliense, além da autora do requerimento, a comitiva terá Gleisi Hoffmann (PT-PR), Ângela Portela (PDT-RR), Fatima Bezerra (PT-RN), Telmário Mota (PTB-RR), Paulo Paim (PT-RS), Lindbergh Farias (PT-RJ), Jorge Viana (PT-AC) e Paulo Rocha (PT-PA), além de Humberto Costa (PT-PE), João Capiberibe (PSB-AP), José Pimentel (PT-CE), Lídice da Mata (PSB-BA) e Regina Sousa (PT-PI). Todos serão recepcionados na cidade por Roberto Requião (MDB-PR).

Na semana passada, um grupo de governadores se dirigiu à sede da PF na capital paranaense, mas não conseguiu permissão para visitar Lula. A justificativa da juíza Carolina Lebbos é que “não há fundamento para a flexibilização do regime geral de visitas próprio à carceragem da Polícia Federal”. Em contrapartida, de acordo com a comissão, não é necessário solicitar autorização para o juiz Sergio Moro para a inspeção, porque os senadores vêm investidos do poder de investigação.