Segunda Tela

09 de novembro de 2017, 15h20

Como resposta ao racista William Waack, internautas mostram o que realmente é “coisa de preto”

#ÉCoisaDePreto ser um dos maiores escritores do mundo, #ÉCoisaDePreto ser um dos maiores nomes da música mundial, #ÉCoisaDePreto ser campeão olímpico, #ÉCoisaDePreto libertar todo um país… Acompanhe a hashtag que enaltece negros e negras na história da humanidade

Por Redação

Se por um lado a internet e as redes sociais amplificam as vozes reacionárias, por outro abre espaço para a criatividade e mobilização em prol de causas justas. Graças a declaração racista de William Waack, que afirmou que as buzinas que o incomodavam eram “coisa de preto”, milhares de pessoas poderão se deparar pelas redes sociais, nesta quinta-feira (9), com nomes e rostos de negras e negros fundamentais na história da humanidade.

Se o jornalista da TV Globo dá uma conotação negativa ao que é ou não “coisa de preto”, internautas fazem o contrário. Coisa de preto é ser poeta, jurista, ativista, músico, artista, atleta, presidente da república. Aos poucos, as redes sociais estão sendo tomadas pela hashtag #ÉCoisaDePreto, que carrega em seu sentido não só uma resposta a William Waack, mas uma verdadeira aula de história e cidadania.

Confira um pouco da repercussão da tag abaixo.

Veja também:  Show de Elza Soares termina com gritos de #LulaLivre

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum