Consultor de Ciro Gomes diz que DEM não é de direita | Revista Fórum
02 de julho de 2018, 12h52

Consultor de Ciro Gomes diz que DEM não é de direita

Filósofo diz que sigla de Rodrigo Maia é o "partido dos empreendedores regionais"

O filósofo Roberto Mangabeira Unger, amigo e um dos principais conselheiros do pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT), defendeu a aliança com o DEM, do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Para o filósofo, o partido não é de de direita e nem mesmo de centro-direita. A direita brasileira tem o PSDB como real representante, na visão de Mangabeira Unger.

“Não vejo o Democratas como direita ou centro-direita. Eles são o partido dos empreendedores regionais. Têm raízes nessa estrutura produtiva descentralizada do país”, disse.

“Pelo contrário, o PSDB, que muitas vezes é visto como um partido à esquerda do Democratas, me parece estar à direita do DEM. Está comprometido com o receituário do chamado Consenso de Washington. Com uma política social meramente compensatória e um colonialismo mental e cosmopolita. Isso que é direita”, argumentou Mangabeira Unger.

O ex-ministro afirmou que Ciro deve se aliar com forças de esquerda, com uma burguesia empreendedora mestiça e morena que luta para abrir e manter pequenos negócios” e com “uma massa de trabalhadores ainda pobres que que mantém dois ou trê empregos”. Ele definiu os dois últimos grupos como “os emergentes”.


#tags