O GLOBO

Zacarias, dos Trapalhões, seria bissexual e teria morrido em decorrência do HIV

Informações nunca confirmadas foram colhidas em inúmeros depoimentos pelo diretor Rafael Spaca, autor do documentário "Trapalhadas Sem Fim"

O humorista Mauro Faccio Gonçalves como Zacarias.Créditos: Divulgação
Escrito en CULTURA el

Ao realizar o documentário "Trapalhadas Sem Fim", sobre o grupo de humor “Os Trapalhões”, o diretor Rafael Spaca esbarrou em diversos rumores sobre uma suposta bissexualidade do personagem Zacarias, interpretado pelo ator Mauro Faccio Gonçalves. Entre os diversos detalhes não revelados, há também o de que ele teria falecido por complicações causadas pelo vírus HIV.

Apesar da bissexualidade sempre ter sido apontada por diversas pessoas próximas a ele, sua ex-esposa, Selma Lopes, disse que, no período em que estiveram casados, ele nunca deu indícios para que ela desconfiasse disso. "Depois da nossa separação, eu não sei", finaliza

Já sobre o fato de ser portador do vírus HIV, a Globo teria oferecido, em meados de 1987, a custear o tratamento para Zacarias nos Estados Unidos - era o único lugar no mundo com estudos avançados sobre a doença -. Mas ele, fãs de plantas medicinais, preferiu ficar no Brasil, e se tratar de forma natural, com chás etc.

Infecção pulmonar

O atestado de óbito de Zacarias aponta como causa de sua morte uma infecção pulmonar grave. Ele tinha 56 anos na época e havia perdido cerca de 20 quilos em menos de 6 meses. Familiares justificaram afirmando ele havia começado uma dieta muito rígida à base de remédios, mas nunca chegaram a esclarecer quais eram essas drogas e como elas influenciaram na suposta infecção pulmonar.

Segundo conclusão do diretor, o humorista, a família e a Globo teriam omitido a informação sobre ele ser HIV positivo por se tratar de uma pessoa querida principalmente pelo público infantil, fato que geraria desconforto. Na época, o HIV era um grande tabu cheio de preconceitos e desinformação popular.

Spaca reitera que essas informações chegaram até ele vindas de dezenas de pessoas que conviveram de perto com o artista, mas que ele não pode afirmar ou negar.

Ele deixa claro, no entanto, que o mais importante de tudo mesmo era o gigantesco talento que Mauro Faccio Gonçalves tinha, e o quanto o seu trabalho divertiu e foi importante para a TV brasileira.

Com informações do IG