A TODO VAPOR

Gal Costa fazia o seu último show há um ano

No palco do Coala Festival, a despedida não foi planejada, mas foi estratosférica

Momento do último show de Gal CostaCréditos: Reprodução/YouTube/Coala TV
Escrito en CULTURA el

Ninguém sabia, nem mesmo as milhares de pessoas que estavam na plateia, que, no dia 17 de setembro de 2022, Gal Costa fazia seu último show. A apresentação no Memorial da América Latina, em São Paulo, como parte do Coala Festival, não foi pensada para ser um show de despedida, mas foi estratosférica, como geralmente são as despedidas de grandes nomes. Neste domingo (17), ela completa um ano.

Cerca de um mês e meio depois, no dia 9 de novembro, a grande voz da MPB se foi aos 77 anos.

Gal tinha outros shows marcados. Uma apresentação que prometia ser histórica no festival Primavera Sound São Paulo, onde ela tocaria seu clássico álbum “Fa-Tal”, de 1971, teve de ser cancelada antes mesmo da morte da cantora, por problemas de saúde. Outros shows fechados na Europa nunca chegaram a acontecer. Ficou a memória daquela noite fria de setembro, tornada enérgica pela estrela.

O show final

No Twitter e Instagram oficiais da cantora, que, após sua morte, passaram a ser administrados pela gravadora Biscoito Fino para servirem como uma forma de homenageá-la e manter sua memória viva, um vídeo do show foi postado.

Gal aparece cantando “Tigresa”, de Caetano Veloso, acompanhada dos cantores Tim Bernardes e Rubel.

“Foi mais do que um show, foi a celebração da carreira extraordinária de uma das maiores cantoras do Brasil. Foi o último show de Gal, mas sua música e seu legado continuam vivos, tocando nossos corações e nos lembrando da grandeza de seu talento e sua importância para a música brasileira”, diz o post.

O momento escolhido é simbólico, pois resume bem Gal ao longo de sua carreira, uma cantora que não teve medo de misturar passado e futuro, abraçando novas tendências da música sem abandonar o que já havia construído.

Na plateia, milhares de jovens cantavam as músicas a plenos pulmões, novos fãs de uma cantora que conseguiu encantar gerações. No palco, a participação de cantores da nova leva de artistas brasileiros mostrava que Gal ainda era, e é, uma voz do presente.

O repertório, composto de 20 músicas, incluiu, além de Caetano Veloso, composições de nomes como Milton Nascimento, Tom Jobim e Lulu Santos, que se tornaram clássicos em sua voz. Mas também incluiu músicas recentes, como “Quando Você Olha Pra Ela”, do álbum “Estratosférica”, de 2016.

Gal não planejou essa despedida, mas com certeza saiu de cena em grande estilo. O último show da eterna voz está disponível na íntegra no youtube do Coala Festival.

Temas