Imprensa livre e independente
05 de novembro de 2018, 13h15

Defesa de Lula ingressa com novo pedido de HC no STF e pede suspeição de Moro

A defesa alega que Moro já mantinha contato com a alta cúpula da campanha do presidente eleito

Lula. Foto: Ricardo Stuckert
A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou, nesta segunda-feira (5), com pedido de Habeas Corpus do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).  A justificativa para o novo HC se deve, de acordo com a defesa, à suspeição do juiz Sérgio Moro para julgar o caso e pede análise da “atuação do magistrado em desfavor do Paciente e com repercussão no processo eleitoral de 2018”. A defesa alega que Moro já mantinha contato com a alta cúpula da campanha do presidente eleito que, “por seu turno, manifestou desejo de que o Paciente venha a ‘apodrecer na cadeia’”. Alega...

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou, nesta segunda-feira (5), com pedido de Habeas Corpus do ex-presidente no Supremo Tribunal Federal (STF).  A justificativa para o novo HC se deve, de acordo com a defesa, à suspeição do juiz Sérgio Moro para julgar o caso e pede análise da “atuação do magistrado em desfavor do Paciente e com repercussão no processo eleitoral de 2018”.

A defesa alega que Moro já mantinha contato com a alta cúpula da campanha do presidente eleito que, “por seu turno, manifestou desejo de que o Paciente venha a ‘apodrecer na cadeia’”.

Alega ainda a “possível inferência de projeto político e hoje materializado — no todo ou em parte — na aceitação de relevante ministério no governo federal que será capitaneado por opositor político do Paciente”.

Ao pedido de HC, a defesa do ex-presidente anexou o pedido de suspeição do juiz Sérgio Moro, e, com isto, “declarar a nulidade (CPP, art. 564, I) de todo o processo e restabelecer a liberdade plena do Paciente”.

Veja também:  "Eu poderia ter discutido a minha volta para fazer mais", diz Lula sobre eleições de 2014

Leia a íntegra do pedido aqui: HC – Assinado

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum