Imprensa livre e independente
15 de junho de 2018, 15h11

Deputado neonazista grego é expulso ao pedir que as Forças Armadas derrubem o governo

A comissão de ética do Parlamento decidiu expulsar todos os deputados do partido Amanhecer Dourado e exclui-los do resto do debate

O deputado Konstantinos Barbarusis, do partido neonazista grego Amanhecer Dourado pediu nesta sexta-feira (15) às Forças Armadas que derrubem o governo do Primeiro-Ministro de esquerda Alexis Tsipras, em discurso pronunciado desde o púlpito do Parlamento. O fato motivou sua expulsão da formação. Barbarusis pediu que o Exército “respeite seu juramento” de defender a pátria e detenha Tsipras, seu parceiro de coalizão Panvos Kammenos (mais tarde ministro de Defesa) e o presidente da República, Prokopis Pavlopoulos, para “evitar a traição”. Como se não bastasse, o parlamentar ainda pediu que eles tenham as cabeças cortadas e que as mesmas sejam atiradas no lago de...

O deputado Konstantinos Barbarusis, do partido neonazista grego Amanhecer Dourado pediu nesta sexta-feira (15) às Forças Armadas que derrubem o governo do Primeiro-Ministro de esquerda Alexis Tsipras, em discurso pronunciado desde o púlpito do Parlamento. O fato motivou sua expulsão da formação.

Barbarusis pediu que o Exército “respeite seu juramento” de defender a pátria e detenha Tsipras, seu parceiro de coalizão Panvos Kammenos (mais tarde ministro de Defesa) e o presidente da República, Prokopis Pavlopoulos, para “evitar a traição”.

Como se não bastasse, o parlamentar ainda pediu que eles tenham as cabeças cortadas e que as mesmas sejam atiradas no lago de Prespà, na fronteira entre a Grécia e a Macedônia. No local está prevista para acontecer a assinatura do acordo com Skopje para resolver o problema do nome da ex-república iugoslava da Macedônia.

A comissão de ética do Parlamento decidiu expulsar todos os deputados de Amanhecer Dourado e exclui-los do resto do debate.

Além disso, o ministro de Justiça, Stavros Kondinis, enviou à Promotoria a ata com as declarações do deputado em questão para que analise se constituiu um crime.

Veja também:  Manifestação racha empresários bolsonaristas: "Vimos hashtags sobre invadir o Congresso ou fechar o STF"

Em comunicado, o presidente do Amanhecer Dourado, Nikolaos Mijaloliakos, afirmou que a postura do parlamentar não só não corresponde com a linha do partido, mas fez um favor ao Governo, ao invés de abordar o problema da “traição” na questão da Macedônia.

 

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum