Imprensa livre e independente
08 de agosto de 2018, 21h30

Dia dos Pais na era Temer: Criança brinca com moedas enquanto pai vende balas no farol

Às vésperas do Dia dos Pais, fotógrafo de Curitiba registrou uma imagem que traduz a situação drástica vivida por milhares de famílias brasileiras com a alta do desemprego

Foto: Eduardo Matysiak
O Dia dos Pais das famílias brasileiras, comemorado no próximo domingo (12), será um dos mais difíceis dos últimos anos. Milhares de pais, assim como mães e filhos enfrentam o pesadelo do desemprego, que voltou a subir em 2018 com o governo de Michel Temer. Para se ter uma ideia, a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD), divulgada em 31 de julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o número de pessoas sem ocupação ou sem procurar emprego chegou a 65,6 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2018, o que representa um crescimento de...

O Dia dos Pais das famílias brasileiras, comemorado no próximo domingo (12), será um dos mais difíceis dos últimos anos. Milhares de pais, assim como mães e filhos enfrentam o pesadelo do desemprego, que voltou a subir em 2018 com o governo de Michel Temer.

Para se ter uma ideia, a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio (PNAD), divulgada em 31 de julho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que o número de pessoas sem ocupação ou sem procurar emprego chegou a 65,6 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2018, o que representa um crescimento de 1,2% sobre o trimestre anterior e é recorde na série iniciada em 2012.

Leia também
Como o golpe aumentou o desemprego e aprofundou a crise econômica

Somada a alta do desemprego, estão os cortes em programas sociais e aumento do gás de cozinha e dos combustíveis, o que fez com que milhares de brasileiros recorressem aos chamados “bicos” e trabalhos informais.

Nesta quarta-feira (8), o fotojornalista Eduardo Matysiak registrou uma cena nas ruas de Curitiba (PR) que traduz bem a situação de boa parte das famílias brasileiras às vésperas do Dia dos Pais. A foto mostra um homem vendendo balas no semáforo enquanto seu filho pequeno brinca com moedas.

Veja também:  Fórum Sindical: O fantasma do desemprego volta a assombrar o Brasil

“Até perdi o apetite”, afirmou o fotógrafo sobre a reação que a cena lhe causou.

Confira.

Foto: Eduardo Matysiak

 

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum