23 de março de 2018, 18h50

Direita brasileira inventa capa do Charlie Hebdo criticando Lula e o STF

Uma montagem amadora feita com base em uma capa do jornal satírico francês vem circulando nas redes sociais e em grupos de mensagem como se fosse verdade

Circula com força nas redes sociais e aplicativos de mensagem como o Whatsapp, desde a noite desta quinta-feira (22), uma montagem um tanto quanto mal feita de uma capa do jornal satírico francês Charlie Hebdo criticando o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro e o ex-presidente Lula. Um desenho do petista apertando as nádegas da estátua da Justiça aparece com a frase, em francês: “O Supremo brasileiro é uma merda”. Criada por grupos direitistas, a imagem não passa de uma mentira. O jornal francês jamais fez qualquer capa com menção a Lula ou ao STF brasileiro. Sem cuidado algum, os idealizadores...

Circula com força nas redes sociais e aplicativos de mensagem como o Whatsapp, desde a noite desta quinta-feira (22), uma montagem um tanto quanto mal feita de uma capa do jornal satírico francês Charlie Hebdo criticando o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro e o ex-presidente Lula. Um desenho do petista apertando as nádegas da estátua da Justiça aparece com a frase, em francês: “O Supremo brasileiro é uma merda”.

Criada por grupos direitistas, a imagem não passa de uma mentira. O jornal francês jamais fez qualquer capa com menção a Lula ou ao STF brasileiro. Sem cuidado algum, os idealizadores da montagem usaram como base a capa do jornal de 19 de setembro de 2012, com todas as notícias idênticas. Foi alterada somente a imagem em destaque.

A própria imagem em destaque com o desenho de Lula, por sua vez, se trata de um plágio. Ela foi baseada em uma charge de um jornal peruano em que o personagem satirizado é o ex-presidente do país Alan Garcia.

Confira, abaixo, a montagem e, na sequência, a capa original do Charlie Hebdo e a charge plagiada.

Montagem falsa

Capa do Charlie Hebdo

Charge plagiada