Blog do George Marques

direto do Congresso Nacional

05 de junho de 2019, 15h28

Diretor de Avaliação da Educação Básica do INEP e responsável pelo ENEM é exonerado

Diretoria é responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Antes de Francisco Vieira Garonce assumir, a diretoria já estava sem comando desde o dia 27 de março, quando Paulo César Teixeira pediu demissão

Foto: Reprodução/Facebook

A cinco meses do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Diário Oficial da União desta quarta-feira (5) anunciou a exoneração de mais um diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dessa vez, o nome exonerado foi de Francisco Vieira Garonce, diretor da Avaliação da Educação Básica. A exoneração dele está no Diário Oficial desta quarta, porém com data retroativa a 22 de maio.

A diretoria é responsável, entre outras atividades, pelo ENEM, que neste ano teve 5 milhões de inscritos confirmados.

Garonce foi indicado por Elmer Vicenzi, ex-presidente do instituto, que foi exonerado no mês de maio. Por meio das redes sociais o deputado Zeca Dirceu (PT-RS) manifestou preocupação com a demissão de mais um nome do INEP.

“Ninguém se assuste caso o ENEM seja extinto neste governo. A balbúrdia continua no MEC”, comentou o congressista.

Mesmo com as frequentes mudanças no Inep, o Ministério da Educação continua a garantir que está com o calendário mantido para 2019. A previsão é de que as provas sejam realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Veja também:  Revelação de Reinaldo Azevedo na Vaza Jato: Moro mandou e MPF excluiu procuradora Laura Tessler

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum