Imprensa livre e independente
16 de abril de 2019, 15h06

Duas medidas: Bolsonaro defende liberdade de expressão, mas processa Fórum

Enquanto antagoniza com o STF para defender propagadores de fake news e veículos da extrema-direita, Bolsonaro processa a Fórum e o fotógrafo Lula Marques

Foto que fez com que Bolsonaro abrisse processo contra a Fórum (Foto: Lula Marques)
Em meio ao levante do Supremo Tribunal Federal (STF) contra propagadores de fake news e veículos de comunicação da extrema-direita, Jair Bolsonaro se insurgiu contra o inquérito levado a cabo por Alexandre de Moraes, a mando de Dias Toffoli, e antagonizou as determinações judiciais nas redes, defendendo aquilo que considera “liberdade de expressão”. Poucas horas antes, seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC/RJ), que administra as redes sociais do pai já havia adiantado o recado, publicando em seu Twitter uma imagem sobre o que seria o compromisso do capitão em favor da liberdade de expressão e de imprensa ainda durante...

Em meio ao levante do Supremo Tribunal Federal (STF) contra propagadores de fake news e veículos de comunicação da extrema-direita, Jair Bolsonaro se insurgiu contra o inquérito levado a cabo por Alexandre de Moraes, a mando de Dias Toffoli, e antagonizou as determinações judiciais nas redes, defendendo aquilo que considera “liberdade de expressão”.

Poucas horas antes, seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (PSC/RJ), que administra as redes sociais do pai já havia adiantado o recado, publicando em seu Twitter uma imagem sobre o que seria o compromisso do capitão em favor da liberdade de expressão e de imprensa ainda durante a campanha.

Entretanto, desde sempre, Bolsonaro sempre usou outra medida com os setores da mídia que considera inimiga, incluindo esta Fórum, que foi o primeiro veículo de comunicação a ser processado pelo capitão em seu mandato na Presidência da República.

A revista está sendo processada junto com o fotógrafo Luiz Araújo Marques, o Lula Marques. O motivo é a publicação feita por ele e publicada pela Fórum de uma conversa de Bolsonaro com o filho, Eduardo Bolsonaro (PSL/SP), em que num dado momento o pai diz que não vai visitar o filho na Papuda.

Veja também:  Frente de dez partidos, entre eles PSDB e PT, funda movimento “Direitos Já” contra Bolsonaro

“Na verdade essa é a forma que a família Bolsonaro encontrou para nos ameaçar e tentar nos intimidar, mas já aviso que isso não nos fará mudar em nada nossa linha editorial. Bolsonaro e seus filhos têm que explicar o esquema Queiroz e o enriquecimento com compra e venda de imóveis. A Fórum não tem nada que explicar. Temos é que continuar fazendo jornalismo. E é o que faremos”, afirma Renato Rovai, editor da Fórum.

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum