DESIGUALDADE SOCIAL

Lemann perde a liderança brasileira na lista da Forbes, que inclui véio da Havan e 49 bilionários

Ex-sócio de Paulo Guedes é outro bolsonarista que aparece na lista. Soma da fortuna de todos os 51 brasileiros, no entanto, é menor do que a do magnata francês, dono da Dior e Louis Vuitton, que ultrapassou Elon Musk.

Jorge Paulo Lemann entre os sócios da 3G Capital e Vicky Safra.Créditos: Divulgação
Escrito en ECONOMIA el

A Forbes divulgou nesta terça-feira (4) a sua famosa lista de bilionários, que desnuda a desigualdade social vivida no mundo e no Brasil, onde 51 nomes entraram na lista daqueles que possuem mais de 1 bilhão de dólares. No total, a fortuna dos bilionários brasileiros atingiu US$ 160,4 bilhões (R$ 814,8 bilhões).

A lista brasileira teve modificações na primeira posição após mudanças na metodologia adotada pela matriz da revista, nos EUA.

Com a família em pé de guerra após a morte em 2020 do patriarca Joseph Safra, Vicky Safra, viúva do banqueiro, é listada como a brasileira mais rica, com fortuna estimada em 16,7 bilhões de dólares.

Vicky desbancou Jorge Paulo Lemann - que aparece em segundo com 15,8 bilhões de dólares - após a Forbes adotar a metodologia unificando a fortuna dela com a dos filhos. No entanto, Alberto Safra, um dos filhos, processou a mãe e dois irmãos no início desse ano acusando-os de diluir de propósito sua participação na holding do Safra National Bank, em um esforço para expulsá-lo do império da família.

Lemann é seguido por um dos sócios na 3G Capital Partners, pivô do escândalo financeiro nas lojas Americanas. Marcel Herrmann Telles está em terceiro, com patrimônio de 10,6 bilhões de dólares. Outro sócio, Carlos Alberto Sicupira ficou na quinta colocação, com 8,6 bilhões de dólares.

Sicupira foi superado por Eduardo Saverin, cofundador com Mark Zuckerberg do Facebook, que acumula 10,2 bilhões de dólares aos 41 anos. Na sexta posição, aparece outro sócio de Lemann na 3G Capital: Alexandre Behring, que soma 5,2 bilhões de dólares.

Ex-sócio de Paulo Guedes, ministro da Economia de Jair Bolsonaro (PL), André Esteves soma 4,7 bi de dólares na sétima posição.

Outro bolsonarista famoso que está na lista é Luciano Hang, o véio da Havan, que aos 60 anos soma 3,2 bilhões de dólares, na 12ª posição do ranking brasileiro.

Mesmo com 51 bilionários, o Brasil está longe dos mais ricos do mundo. A viúva de Joseph Safra, que lidera a lista brasileira, está na 100ª posição no ranking global, que é liderado pelo magnata francês Bernard Arnault, que acumula 211 bilhões de dólares. Arnault é dono da LVMH, proprietária da Louis Vuitton, Christian Dior e Tiffany & Co., entre outras.

Ele superou Elon Musk, que aparece em segundo com 180 bilhões de dólares. Em seguida estão Jeff Bezoz, da Amazon, com 114 bi; e 

Veja a lista brasileira no site da revista Forbes; Larry Ellison, da Oracle, com 107 bi; e o megaespeculador Warren Buffet, que com 92 anos tem fortuna estimada em 106 bilhões.

Veja a lista brasileira e a mundial no site da Forbes.