06 de dezembro de 2018, 17h50

Em entrevista à BBC, Lula diz: “Moro fez política, não justiça”

Material faz parte de um documentário da BBC TV sobre o país, chamado “O que aconteceu com o Brasil?”; estreia está prevista para janeiro de 2019

Foto: Ricardo Stuckert

A BBC internacional divulgou nesta quinta-feira (6) trechos de uma entrevista exclusiva que fez com Lula. No texto, o ex-presidente comenta a nomeação de Sérgio Moro para o Ministério da Justiça de Jair Bolsonaro, ratifica sua inocência e faz um alerta aos brasileiros: se tanta injustiça aconteceu com um ex-presidente, pode ocorrer com qualquer um. “Fui condenado por ser o presidente de maior sucesso da República e o que mais fez pelos pobres”

Conforme diz Lula, o juiz tinha conhecimento, desde o início, que só manobras judiciais impediriam que ele vencesse a eleição presidencial. “Moro sabia que, se agisse de acordo com a lei, teria que absolver-me e eu seria eleito presidente”, escreveu. A nomeação para o governo Bolsonaro formaliza o papel que ele já fazia como juiz. “Ele fez política, e não justiça. E agora tira vantagem disso”, completou.

Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais

As perguntas foram formuladas pelo jornalista Kennedy Alencar e respondidas pelo ex-presidente em textos escritos de próprio punho. Por enquanto, Lula ainda está proibido de conceder entrevistas cara a cara.

Lula também comentou o resultado das eleições deste ano: “Bolsonaro só ganhou porque ele não concorreu contra mim”, destaca. Pesquisas mostravam que ele tinha uma vantagem de 20 pontos em relação ao presidente eleito.

O material faz parte de um documentário da BBC TV sobre o país, chamado “O que aconteceu com o Brasil?”. A estreia está prevista para janeiro de 2019.

Acompanhem aqui a íntegra da reportagem da BBC

Com informações da Agência PT de Notícias

Agora que você chegou ao final deste texto e viu a importância da Fórum, que tal apoiar a criação da sucursal de Brasília? Clique aqui e saiba mais