Imprensa livre e independente
17 de maio de 2019, 09h55

Engenheiro que estava na Casa Civil, Alexandre Lopes assume o Inep após exoneração de delegado

Lopes vai substituir o delegado da Polícia Federal Elmer Vicenzi, que foi demitido nesta quinta-feira (16) por, supostamente, negar acesso ao ministro, Abraham Weintraub, a dados sigilosos de estudantes

Alexandre Lopes, o novo presidente do Inep (Reprodução)
O novo presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais) na gestão Jair Bolsonaro (PSL) será o engenheiro químico Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, que estava na função de diretor legislativo na secretaria executiva da Casa Civil. A informação foi confirmada pela assessoria do Ministério da Educação na manhã desta sexaa-feira (17). Lopes será o quarto ocupante do cargo em menos de cinco meses. Neste ano, já passaram pela presidência do Inep Maria Inês Fini, Marcus Vinicius Rodrigues e o delegado da Polícia Federal, Elmer Vicenzi, que foi demitido nesta quinta-feira (16), por, supostamente, negar acesso ao ministro, Abraham...

O novo presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais) na gestão Jair Bolsonaro (PSL) será o engenheiro químico Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, que estava na função de diretor legislativo na secretaria executiva da Casa Civil. A informação foi confirmada pela assessoria do Ministério da Educação na manhã desta sexaa-feira (17).

Lopes será o quarto ocupante do cargo em menos de cinco meses. Neste ano, já passaram pela presidência do Inep Maria Inês Fini, Marcus Vinicius Rodrigues e o delegado da Polícia Federal, Elmer Vicenzi, que foi demitido nesta quinta-feira (16), por, supostamente, negar acesso ao ministro, Abraham Weintraub, a dados sigilosos de estudantes.

Servidor público da carreira de Analista de Comércio Exterior desde 1999, formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e em Direito pela Univerdidade de Brasília (UnB), Alexandre Ribeiro Pereira Lopes exerce atualmente a função de Diretor Legislativo na Secretaria Executiva da Casa Civil da Presidência da República.

Lopes já exerceu diversas funções na Administração Pública, tais como Secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização e Subsecretário de Políticas Públicas do Governo do Distrito Federal.

Veja também:  Juristas consideram que vazamento de conversas de promotores da Lava Jato pode anular condenações

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum