Imprensa livre e independente
12 de maio de 2019, 09h06

Ernesto Araújo posta foto com ultradireitista italiano: “Estamos prontos para a luta decisiva”

O chanceler citou um trecho do hino italiano ao postar uma foto com o líder de extrema direita Matteo Salvini, a quem ele se refere como "grande líder da regeneração europeia"; "O Brasil também acordou", disparou

Reprodução/Twitter
O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, esteve em Roma, na Itália, esta semana e, neste domingo (12), postou uma foto em seu Twitter com o líder ultradireitista italiano Matteo Salvini. Salvini, do partido de extrema-direita Liga, é atualmente vice-primeiro-ministro da Itália e ministro do Interior. Alinhado ideologicamente com outros conservadores europeus, como o presidente da Hungria, Viktor Orban, o italiano é um nacionalista ferrenho, anti-imigração e considerado, por muitos, um neo-fascista. O chanceler brasileiro, no entanto, prefere chamá-lo de “grande líder da regeneração europeia”. “Em Roma estive c/ Matteo Salvini, grande líder da regeneração europeia. ‘L’Italia s’è desta, dell’elmo...

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, esteve em Roma, na Itália, esta semana e, neste domingo (12), postou uma foto em seu Twitter com o líder ultradireitista italiano Matteo Salvini.

Salvini, do partido de extrema-direita Liga, é atualmente vice-primeiro-ministro da Itália e ministro do Interior. Alinhado ideologicamente com outros conservadores europeus, como o presidente da Hungria, Viktor Orban, o italiano é um nacionalista ferrenho, anti-imigração e considerado, por muitos, um neo-fascista.

O chanceler brasileiro, no entanto, prefere chamá-lo de “grande líder da regeneração europeia”.

“Em Roma estive c/ Matteo Salvini, grande líder da regeneração europeia. ‘L’Italia s’è desta, dell’elmo di Scipio s’è cinta la testa’. A Itália acordou, colocou o elmo de Cipião (vencedor de Cartago). O Brasil tb acordou. Também cingimos o elmo e estamos prontos p/ a luta decisiva”, escreveu Araújo ao postar a foto com Salvini, em referência a um trecho do hino italiano.

Quem também se encontrou com Salvini recentemente foi o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que atua como uma espécie de chanceler informal no governo de seu pai. O encontro foi em 19 de abril e, na ocasião, o parlamentar brasileiro e o ultradireitista italiano discutiram as eleições europeias, imigração e a recém-aprovada lei na Itália de legítima defesa que flexibiliza o porte de arma.

Veja também:  Lily Allen faz show em São Paulo e dedica música 'Fuck you' a Bolsonaro

 

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum