Imprensa livre e independente
08 de abril de 2019, 06h59

Fã do Homem-Aranha, Moro cita filmes policiais de Hollywood para defender “pacote anticrime”

Para defender ideias de seu projeto, Moro citou os filmes Donnie Brasco e The Infiltrator. "Precisamos deixar a lei brasileira mais clara para que agentes policiais no Brasil possam fazer o mesmo"

Moro com sua "prova", entre cenas de The Infiltrator e Donnie Brasco (Reprodução)
Fã dos super-heróis da DC Comics e da Marvel, como Batman e Homem-Aranha, o ministro da Justiça, Sergio Moro, citou em seu Twitter na noite deste domingo (7) produções cinematográficas feitas em Hollywood para defender seu “pacote anticrime”. Projeto de lei anticrime. Medidas simples e eficazes contra o crime. Já assistiu aqueles filmes norte-americanos com agentes policiais disfarçados infiltrando-se em gangues de criminosos, traficantes ou corruptos? Como Donnie Brasco ou The Infiltrator e que retratam casos reais. — Sergio Moro (@SF_Moro) 7 de abril de 2019 “Projeto de lei anticrime. Medidas simples e eficazes contra o crime. Já assistiu aqueles...

Fã dos super-heróis da DC Comics e da Marvel, como Batman e Homem-Aranha, o ministro da Justiça, Sergio Moro, citou em seu Twitter na noite deste domingo (7) produções cinematográficas feitas em Hollywood para defender seu “pacote anticrime”.

“Projeto de lei anticrime. Medidas simples e eficazes contra o crime. Já assistiu aqueles filmes norte-americanos com agentes policiais disfarçados infiltrando-se em gangues de criminosos, traficantes ou corruptos? Como Donnie Brasco ou The Infiltrator e que retratam casos reais”, tuitou Moro, afirmando na sequência: “Pois bem, precisamos deixar a lei brasileira mais clara para que agentes policiais no Brasil possam fazer o mesmo”.

Lançado em 1997, Donnie Brasco é um filme policial que se passa nos anos 70, em que o policial Joe Pistone usa o nome de Donnie Brasco para infiltrar-se entre mafiosos. Produção de 2016, The Infiltrator conta a história de um policial que desmantela as finanças de Pablo Escobar em Miami.

Veja também:  Em foto com sorriso largo, Sergio Moro divulga entrevista no Ratinho em sua conta no Twitter

Nas postagens, Moro defende a infiltração de policiais em grupos criminosos, ressaltando que “no projeto de lei, deixamos claro que vender ou entregar drogas ou armas para um policial disfarçado é um crime e não algo impossível, como alguns entendem com base na legislação ultrapassada”.

Segundo Moro, o objetivo é “melhorar a lei para permitir que agentes policiais brasileiros possam atuar de maneira disfarçada e revelar grandes esquemas de venda de drogas, armas ou de lavagem de dinheiro e que o criminoso assim descoberto vá para a prisão”.

Homem-Aranha e Batman
Em julho de 2015, em um evento em São Paulo, Moro citou uma frase do tio do Homem-Aranha, herói da Marvel vivido na ficção pelo jornalista Peter Parker: “Quanto maior o poder, maior a responsabilidade”, disse, na ocasião, sob olhares surpresos dos ouvintes.

Em reportagem do portal Uol em 2017, o dono de uma banca de Curitiba revelou que Moro é fã dos super-heróis dos quadrinhos estadunidense, sendo Batman e Homem-Aranha seus preferidos.

Veja também:  Em primeira manifestação sobre vazamentos, Bolsonaro defende Moro: "o que ele fez não tem preço”

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum