12 de abril de 2018, 21h52

Fala, Rovai: Fake News é o novo marketing da mídia tradicional

O editor da Fórum, Renato Rovai, explica como "fake news" tem sido um conceito alargado pela mídia tradicional, que sempre se utilizou de notícias falsas, para criminalizar outro tipo de jornalismo que não seja o seu. Assista

No “Fala, Rovai” desta quinta-feira (12), o editor da Fórum, Renato Rovai, propõe um debate acerca das tão faladas “fake news”.

No vídeo, Rovai explica a origem do termo, que se deu na campanha presidencial de Donald Trump, e mostra como essa narrativa do que é uma notícia falsa ou não tem sido utilizada como “marketing” pela mídia tradicional, que antes da internet praticava o que hoje chamamos de fake news como ninguém.

“Nas disputas das narrativas da mídia tradicional com essa mídia, como diz Castells, de autocomunicação de massas, interessa à mídia tradicional dizer: ‘nós somos os guardiões da verdade”, explica.

De acordo com Rovai, o ritmo da internet, diferentemente da época em que se fazia jornal para o dia seguinte, abre espaço para erros, o que é diferente de fake news. Mas nessa disputa, a mídia tradicional “alarga” o conceito de fake news para criminalizar qualquer tipo de jornalismo que não seja o seu.

Assista.