Imprensa livre e independente
01 de agosto de 2018, 18h05

Fernando Pimentel e Paulo Câmara são os grande vitoriosos do acordo PT e PSB

Márcio Lacerda estava em terceiro nas pesquisas de Minas, mas a avaliação de alguns petistas é de que ele poderia crescer no vácuo da disputa entre Pimentel e Anastasia.

Os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco, são os dois grandes vitoriosos do acordo entre os seus partidos. Se o PSB viesse a apoiar Ciro Gomes, o PT lançaria a vereadora Marília Arraes a governadora em Pernambuco e o PSB manteria Márcio Lacerda na disputa de Minas Gerais. Marília estava empatada com Câmara no primeiro turno e o derrotava nas pesquisas de segundo. Márcio Lacerda estava em terceiro nas pesquisas de Minas, mas a avaliação de alguns petistas é de que ele poderia crescer no vácuo da disputa entre Pimentel e Anastasia. Com...

Os governadores de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), e Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco, são os dois grandes vitoriosos do acordo entre os seus partidos.

Se o PSB viesse a apoiar Ciro Gomes, o PT lançaria a vereadora Marília Arraes a governadora em Pernambuco e o PSB manteria Márcio Lacerda na disputa de Minas Gerais. Marília estava empatada com Câmara no primeiro turno e o derrotava nas pesquisas de segundo.

Márcio Lacerda estava em terceiro nas pesquisas de Minas, mas a avaliação de alguns petistas é de que ele poderia crescer no vácuo da disputa entre Pimentel e Anastasia.

Com este novo cenário, o PSB não apoia Pimentel, mas fica sem candidato no segundo maior colégio eleitoral do país. O que deve transformar a disputa mineira num conhecido Galo x Cruzeiro. Ou PT x PSDB.

Em Pernambuco o PT vai apoiar o PSB. E a reeleição de Câmara fica praticamente assegurada. Se Marília topar ser candidata a deputada federal ela tende a eleger alguns outros petistas junto com ela. E se transforma em nome natural para a eleição da prefeitura de Recife.

Veja também:  Irã pode romper acordo nuclear se Europa não compensar perdas financeiras por sanções de Trump

A operação foi coordenada por Lula, mas os grandes vencedores são os dois governadores.

Quem acabou sendo favorecida foi Márcia Tiburi, que leva o tempo do PSB e passa a ter chances concretas de ir ao segundo turno.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum