Imprensa livre e independente
16 de março de 2016, 18h51

FHC diz que não se referia a Lula em fala sobre “analfabeto”

À reportagem da Fórum, assessoria do ex-presidente alegou que ele tratava da área de infraestrutura, em específico, e que precisa checar a gravação da palestra em que disse que “não é possível dirigir o país sendo analfabeto”, logo após o anúncio de Lula no ministério Por Ivan Longo Em uma palestra paga pela seguradora Tokio Marine, realizada em São Paulo nesta quarta-feira (16), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) teceu inúmeras críticas à presidenta Dilma Rousseff e à decisão de nomear o ex-presidente Lula como ministro-chefe da Casa Civil. Entre suas falas, uma chamou a atenção por, supostamente, chamar o petista...

À reportagem da Fórum, assessoria do ex-presidente alegou que ele tratava da área de infraestrutura, em específico, e que precisa checar a gravação da palestra em que disse que “não é possível dirigir o país sendo analfabeto”, logo após o anúncio de Lula no ministério

Por Ivan Longo

Em uma palestra paga pela seguradora Tokio Marine, realizada em São Paulo nesta quarta-feira (16), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) teceu inúmeras críticas à presidenta Dilma Rousseff e à decisão de nomear o ex-presidente Lula como ministro-chefe da Casa Civil. Entre suas falas, uma chamou a atenção por, supostamente, chamar o petista de “analfabeto”. Ao menos essa foi a associação feita por jornais como a Folha de S. Paulo, o Estadão, o Jornal do Brasil e o Valor.

“Tem que ter cabeça nova, não é só ser político, é preciso conhecimento. Conhecimento é fundamental. Você não pode dirigir esse país sendo analfabeto. Não dá”, teria dito a uma plateia de executivos e corretores de seguros, que o ovacionou.

À reportagem da Fórum, a assessoria de imprensa do tucano alegou que ele, na verdade, respondia a uma pergunta sobre ‘infraestrutura’, e que sua resposta se deu neste contexto em específico.

Veja também:  Flávio Bolsonaro usa fake news e faz tabelinha com Moro no Senado

“É uma área muito complexa. Para dirigir uma área assim é preciso alguém com conhecimento específico, técnico, não pode ser um analfabeto. Foi isso que ele quis dizer, não se referia ao Lula”, afirmou a assessora, desmentindo que ele teria falado sobre “dirigir o país”.

“Vou até checar a gravação para ver o que ele disse exatamente. Eu não estava lá. Mas falei com ele depois e ele disse que não falava sobre Lula. Pelo contrário, até disse que o ex-presidente é um ‘político muito hábil'”, justificou.

 

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum