INSCREVA-SE JÁ

#Fórumweek

22 de Abril de 2018, 14h00

Curitiba, quem diria, transformou-se na “Capital da Resistência”

No Paraná, acampamento e vigília em defesa de Lula seguem firmes. Um ato tornou-se rotina: dar bom dia e boa noite ao presidente. Segundo os senadores, ele responde do local onde está isolado: “Bom dia, companheiros”.


22 de Abril de 2018, 09h24

Juristas respondem: Quais as chances de Lula sair da prisão pela via judicial?

Advogados apontam irregularidades no processo contra o ex-presidente e posicionamento inconstitucional do Supremo. Dizem ainda que, do ponto de vista jurídico, nem os juristas conservadores sustentam a tese do juiz Sergio Moro


22 de Abril de 2018, 09h18

Não há relativismos: Lula é um preso político

Em ano de eleição, a prisão de uma das maiores lideranças populares do mundo resultante de um processo sem provas e com um tipo de tramitação inédita evidencia um novo modelo de estado de exceção que reinventou sua forma de calar vozes divergentes. Fórum explica como e por quê.


22 de Abril de 2018, 09h15

Kakay: “O Brasil virou um país monotemático, punitivo, onde só a acusação tem vez e voz”

O criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, critica: “Não é possível que uma sociedade que se diz civilizada possa conviver com as prisões e as masmorras do sistema medieval que o Brasil convive”


22 de Abril de 2018, 09h05

“Lula está isolado em um regime de solitária”, denuncia Gleisi Hoffmann

Em entrevista à Fórum, a senadora pelo Paraná e presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann fala sobre a visita ao ex-presidente na sede da Polícia Federal em Curitiba, onde ele está preso desde o dia 7 de abril.


22 de Abril de 2018, 08h35

Bastidores da prisão e da resistência de Lula

Lula sempre encarou qualquer outra alternativa a lutar judicialmente contra sua pena como um atestado de culpa. Mas por que então ele cogitou resistir naqueles dias de Sindicato? E acerca disso não há dúvida. Lula, sim, cogitou resistir.


15 de Abril de 2018, 10h43

Medidas de combate às fake news podem levar à censura e preveem até prisão

Projetos de lei e resoluções do TSE visam à retirada de conteúdos, o que causa preocupação entre especialistas e ativistas pela comunicação


15 de Abril de 2018, 10h39

Fake news: “Precisamos de uma nova alfabetização midiática”, diz Ivana Bentes

"É necessário investir em uma formação para as mídias e pelas mídias, uma nova alfabetização midiática que explicite como funciona a fábrica de produção e simulação de fatos e notícias."


15 de Abril de 2018, 10h35

“Uso de notícias falsas para criminalizar a esquerda não é novidade”, diz Renata Mielli

"O mercado de notícias no século passado se construiu em torno de uma ideia de que a informação era objetiva, era neutra, imparcial, e portanto a credibilidade dos veículos de comunicação cresceu com base nessa falsa ideia de que é possível ter uma informação totalmente imparcial e neutra."


15 de Abril de 2018, 10h28

Sergio Amadeu: Combate às fake news pode levar à perseguição política de discurso anti-neoliberal

"Não podemos correr o risco da denúncia ou do combate a essa desinformação levar a outro tipo de postura muito grave para a democracia que é a censura ou que é a perseguição política de alguns discursos."


15 de Abril de 2018, 10h05

Especialistas apontam que combate às fake news pode levar à censura da mídia livre

Reportagem especial da #fórumweek, newsletter semanal da Fórum, explica os riscos da batalha contra notícias falsas para a liberdade de expressão e o impacto para as mídias livres. Surgidas nas últimas décadas, diversas iniciativas independentes a grandes grupos econômicos ampliaram a diversidade informativa no país, onde ainda hoje há um cenário grave de concentração midiática, segundo o Media Ownership Monitor