Imprensa livre e independente
23 de abril de 2013, 13h43

França aprova casamento entre pessoas do mesmo sexo

A Assembleia Nacional da França aprovou a lei nesta terça-feira e o país se torna o 14º do mundo e o 9º da Europa a legalizar o casamento gay

A Assembleia Nacional da França aprovou a lei nesta terça-feira e o país se torna o 14º do mundo e o 9º da Europa a legalizar o casamento gay Por Esquerda.net A lei foi aprovada na Assembleia Nacional francesa após uma maratona legislativa de 136 horas e 46 minutos de debates e não só aprova o casamento entre pessoas do mesmo sexo, como dá a esses casais o direito de adotarem. Pessoas de outros países poderão também casar na França, mesmo que os seus países de origem não autorizem o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A nova lei proíbe...

A Assembleia Nacional da França aprovou a lei nesta terça-feira e o país se torna o 14º do mundo e o 9º da Europa a legalizar o casamento gay

Por Esquerda.net

A lei foi aprovada na Assembleia Nacional francesa após uma maratona legislativa de 136 horas e 46 minutos de debates e não só aprova o casamento entre pessoas do mesmo sexo, como dá a esses casais o direito de adotarem. Pessoas de outros países poderão também casar na França, mesmo que os seus países de origem não autorizem o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

A nova lei proíbe ainda qualquer sanção contra uma pessoa, que por motivos de orientação sexual, se recuse a ser expatriada para um país que reprime a homossexualidade.

A nova lei foi aprovada pela Front de Gauche, por ecologistas e pela esmagadora maioria do PS e era uma promessa eleitoral de François Hollande.

Na Europa, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é autorizado em Holanda, Bélgica, Espanha, Noruega, Suécia, Portugal, Islândia, Dinamarca e agora em França. No entanto, em Portugal a adoção não está autorizada aos casais de pessoas do mesmo sexo.

Veja também:  Luciano Hang tuíta fake news sobre “deputado do PT” e “apanha” nas redes

Fora da Europa, o casamento entre pessoas do mesmo sexo é permitido em Canadá, África do Sul, Argentina, Uruguai e Nova Zelândia.

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum