Imprensa livre e independente
25 de maio de 2018, 10h26

Funcionária de empresa que patrocina greve dos caminhoneiros com bebidas e alimentos diz que “as outras também tão fazendo”

A Fórum conseguiu filmes de vários carros de empresas com funcionários identificados fazendo entregas de alimentos e bebidas para os grevistas. Veja aqui

Diversos vídeos e fotos que correram em grupos de whatsapp dos caminhoneiros da Baixada Santista, na tarde desta quinta-feira (24), comprovam a entrega de alimentos para os grevistas por parte de, pelo menos, duas empresas transportadoras, a Nelcar e a Sigma. Um carro da Sigma foi filmado fazendo entregas para os grevistas. Uma funcionária que não quis se identificar, disse à reportagem pelo telefone que nós deveríamos “procurar outras empresas que também estão fazendo”. Até o encerramento desta reportagem a empresa não se pronunciou. No caso da Nelcar, o vídeo, feito por um caminhoneiro, mostra dois funcionários uniformizados com um...

Diversos vídeos e fotos que correram em grupos de whatsapp dos caminhoneiros da Baixada Santista, na tarde desta quinta-feira (24), comprovam a entrega de alimentos para os grevistas por parte de, pelo menos, duas empresas transportadoras, a Nelcar e a Sigma.

Um carro da Sigma foi filmado fazendo entregas para os grevistas. Uma funcionária que não quis se identificar, disse à reportagem pelo telefone que nós deveríamos “procurar outras empresas que também estão fazendo”. Até o encerramento desta reportagem a empresa não se pronunciou.

No caso da Nelcar, o vídeo, feito por um caminhoneiro, mostra dois funcionários uniformizados com um carro da empresa caracterizado distribuindo refrigerantes e gelo para os grevistas. O próprio trabalhador que está filmando agradece aos funcionários as entregas.

Procurada, a Nelcar informou que não havia ninguém na empresa naquele momento que pudesse dar informações e, provavelmente, não chegaria ninguém durante o dia.

Locaute

A greve dos caminhoneiros chega ao seu 5º dia com várias acusações de participação dos empresários no apoio aos trabalhadores, o que caracteriza Locaute. Locaute é uma prática ilegal, pela qual empresas impedem empregados de trabalhar em razão dos próprios interesses e não das reivindicações dos trabalhadores. No caso do movimento dos caminhoneiros, do qual participaram autônomos (sem vínculo empregatício com transportadoras), haveria interesse direto das empresas de forçar a redução do preço do diesel. Estas imagens corroboram com isso.

Veja também:  Olavo de Carvalho critica Kim "Katapiroka", que rebate: "precisa trocar as fraldas mentais"

Lista de empresas que colaboram com a greve

Uma lista com várias outras transportadores que também estariam colaborando com a greve circulou pelas redes de whatsapp. Entre elas estão transportadoras e postos de gasolina. A Fórum não conseguiu, até o fechamento dessa reportagem, confirmar a participação destas empresas na greve.

Segue a lista abaixo:

Empresas Parceiras

Posto Aldo

Posto Locatelli

Nelcar transportes

Grupo Isis

Rorima

Expresso Santos

Siti

Covre transportes

Stolthaven santos

Segtrans

Cooperinter

Sigma

Campanário

Idealmex

LB

Dalastra

JBS Gaúcho

Wtm

Mk

Cooperbas

AFT Cargo

Gelog

Supertrans

RB Campos

ITRI rodoferrovia

Viamac

Galuzzi

CarpoLog

Empresas que estão colaborando com a Alimentação em diversos pontos na Baixada

Obrigado pelo apoio aos Caminhoneiros de Santos-SP#13

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum