Imprensa livre e independente
03 de agosto de 2018, 16h35

Gleisi e Haddad vão a Curitiba para definir vice de Lula

Pela lei eleitoral, a chapa precisa ser definida até 5 de agosto, 24 horas depois do prazo final das convenções partidárias

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e Fernando Haddad, coordenador do programa de governo do partido, viajam a Curitiba neste fim de semana para ouvir o ex-presidente Lula e definir o vice na chapa do partido para a disputa presidencial de 2018. Pela lei eleitoral, a chapa precisa ser definida até 5 de agosto, 24 horas depois do prazo final das convenções partidárias. Vários nomes são cogitados para ocupar o posto. Caso o escolhido seja o próprio Haddad, seria um indicativo que o ex-prefeito de São Paulo é o favorito para substituir Lula caso o ex-presidente seja impedido de concorrer...

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e Fernando Haddad, coordenador do programa de governo do partido, viajam a Curitiba neste fim de semana para ouvir o ex-presidente Lula e definir o vice na chapa do partido para a disputa presidencial de 2018. Pela lei eleitoral, a chapa precisa ser definida até 5 de agosto, 24 horas depois do prazo final das convenções partidárias.

Vários nomes são cogitados para ocupar o posto. Caso o escolhido seja o próprio Haddad, seria um indicativo que o ex-prefeito de São Paulo é o favorito para substituir Lula caso o ex-presidente seja impedido de concorrer ao pleito de outubro pelas manobras do Judiciário.

Outra possibilidade é o PT escolher o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, para ser vice de Lula. O intuito seria fortalecer a campanha do partido do Nordeste. No entanto, o tempo joga contra Wagner. Como as candidaturas parlamentares precisam ser oficializadas até 4 de agosto, um dia antes das majoritárias, Wagner poderá optar pelo Senado.

A terceira opção seria a escolha de um nome de fora do PT, para consolidar alianças entre as legendas de esquerda. Nesse caso, a escolhida seria Manuela D’Ávila, do PCdoB. O PT gostaria de adiar a escolha do vice na chapa até 14 de agosto, delegando a escolha ao Diretório Nacional do partido.

Veja também:  AO VIVO: A íntegra da entrevista de Lula ao The intercept Brasil

Fórum em Brasília, apoie a Sucursal

Fórum tem investido cada dia mais em jornalismo. Neste ano inauguramos uma Sucursal em Brasília para cobrir de perto o governo Bolsonaro e o Congresso Nacional. A Fórum é o primeiro veículo a contratar jornalistas a partir de financiamento coletivo. E para continuar o trabalho precisamos do seu apoio. Clique no link abaixo e faça a sua doação.

Apoie a Fórum