Presidente da Câmara dos EUA dá prazo de 24 horas para vice declarar Trump “incapaz”

Nancy Pelosi dá ultimato a Mike Pence e caso ele não invoque a 25ª Emenda para destituir o presidente, será aberto o processo de impeachment

Mike Pence, Donald Trump e Nancy Pelosi: impasse na política dos EUA - Foto: Reprodução
Escrito en GLOBAL el

A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, enviou uma carta a seus colegas do Partido Democrata, solicitando que eles pressionem o vice-presidente Mike Pence a invocar a 25ª Emenda para destituir Donald Trump do cargo.

A Casa, que tem maioria democrata, deve votar uma resolução exigindo que Pence tome essa iniciativa em um prazo de 24 horas. Do contrário, a Câmara dará curso a um processo de impeachment do presidente norte-americano.

“Solicitamos ao vice-presidente que responda em 24 horas. Em seguida, prosseguiremos com a apresentação do impeachment ao plenário”, disse Pelosi, de acordo com o RT.

Com a justificativa do “horror do ataque contínuo à democracia e à Constituição dos Estados Unidos”, depois da invasão do Capitólio, a presidente da Câmara apelou aos legisladores para “agirem com urgência, porque este presidente representa uma ameaça iminente”.

Sem retorno

Pelosi já havia reclamado que ela e o senador Chuck Schumer tentaram ligar para Pence para falar sobre o assunto. No entanto, o vice-presidente não atendeu nem retornou à ligação.

Agora, caso Pence não responda em 24 horas, os democratas planejam levar adiante o processo de impeachment Trump por ter incitado a invasão do Capitólio, na quarta-feira (6).