MONARQUIA

Rainha da Dinamarca abdica do trono após 52 anos

Margrethe II, atual monarca mais longeva da Europa, fez o anúncio durante discurso de Ano Novo

Margrethe II, rainha da Dinamarca.Créditos: Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

A Rainha da Dinamarca, Margrethe II, anunciou que irá abdicar do trono em 14 de janeiro de 2024, após 52 anos. O anúncio foi feito neste domingo (31), durante discurso de Ano Novo transmitido pela TV.

Aos 83 anos, Margrethe II é a atual monarca mais longeva da Europa, tendo assumido o trono em 1972 após a morte de seu pai. Em janeiro, ela passará o cargo para seu filho, o príncipe herdeiro Frederik

A rainha disse que a cirurgia que realizou nas costas em fevereiro de 2023 foi um dos motivos que a levou a pensar no futuro. 

A cirurgia naturalmente me levou a pensar sobre o futuro, se havia chegado a hora de passar a responsabilidade para a próxima geração. Decidi que agora é o momento certo. Em 14 de janeiro de 2024, 52 anos após eu suceder meu amado pai, vou abdicar do trono como rainha da Dinamarca.

A passagem do trono será feita após uma reunião no Conselho de Estado, onde o Primeiro Ministro proclamará a mudança no Castelo de Christiansborg. Margrethe continuará a ser chamada de Sua Majestade após a transferência.

Monarquia na Dinamarca

No país, a forma de governo se dá por uma monarquia parlamentarista, onde o poder é do parlamento junto ao governo formado pela maioria dos assentos no Legislativo. O monarca não se envolve em política partidária e realiza apenas o papel de representar a nação em eventos tradicionais.