TEL AVIV

VÍDEOS: Israel para em protestos contra lei autoritária de Netanyahu: "declaração de guerra civil"

7% da população do país foi às ruas neste domingo para reverter nova legislação para o judiciário

Protestos anti-Netanyahu se espalham por Israel, que está sob risco de guerra civil Créditos: Reprodução/Twitter
Escrito en GLOBAL el

Uma manifestação com milhares de pessoas foi realizada neste domingo (26) em Tel Aviv, Israel, contra as medidas autoritárias propostas pelo governo de Benjamin Netanyahu (Likud) e a coalizão de extrema-direita que comanda o país.

O primeiro-ministro Bibi e seus apoiadores apoiam uma mudança no judiciário para alterar o método de nomeação de ministros da Suprema Corte e em outros tribunais do país.

Analistas afirmam que Netanyahu apoia a medida por ser julgado em casos de corrupção e para aumentar seu poder; a extrema-direita religiosa enxerga as varas como barreiras para impor pautas conservadoras no país.

A nova lei já foi aprovada em dois turnos, mas tem sido reprovada por uma grande parcela da manifestação, que tem feito manifestações enormes em Jerusalém, Haifa, Tel Aviv e Beersheba.

Cerca de 630 mil pessoas participaram dos protestos; são cerca de 7% da população de Israel. Em equivalência, é como se 15 milhões de brasileiros fossem às ruas em um só dia.

O Ministro da Defesa do governo de Bibi criticou a medida e foi prontamente demitido pelo primeiro-ministro, que insiste na manutenção da política. Analistas temem que, em caso de aprovação, Israel se torne uma virtual autocracia fundamentalista judaica.

Confira imagens das manifestações de hoje:

 

Nesta imagem, é possível ver membros da polícia de Tel Aviv marchando junto com os manifestantes:

Risco de guerra civil?

O Ministro de Segurança Nacional de Israel, Itamar Ben Gvir, anunciou que, sem o fim das manifestações, será iniciada uma campanha com militantes kahanistas em defesa das medidas de Bibi.

Os kahanistas são considerados extremistas radicais dentro de Israel e até os EUA consideram a organização como "terrorista". Ben Gvir, que se autodeclara um seguidor do kahanismo, foi um dos políticos que invadiu a região da Mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, para pedir a expulsão dos palestinos da região.

Um ex-chefe das Força Aérea de Israel, Eitan Ben-Eliahu, avaliou que Netanyahu "declarou guerra civil" ao insistir na medida. Até a hora de publicação dessa matéria, os protestos não pararam no país.