MUNDO ANIMAL

Conheça o gato considerado “assassino” que bebe sangue para sobreviver

Esses felinos são menores, têm orelhas maiores e percorrem distâncias mais longas do que os gatos de estimação

O gato-do-deserto.Créditos: ©Clément Bardot/Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

Diferentemente dos felinos de estimação, que, na maioria dos casos, são dóceis e companheiros de milhares de pessoas no mundo, os gatos-do deserto são considerados “assassinos letais”, apesar da aparência frágil.

Um estudo de quatro anos publicado pelo Journal of Arid Environments (revista científica que aborda pesquisas sobre os aspectos físicos, biológicos e culturais de ambientes áridos, semiáridos e desérticos) revelou informações surpreendentes a respeito desses felinos e sua vida em condições extremas e remotas nos desertos de África, Ásia e Oriente Médio.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

Entre as curiosidades, os gatos-do-deserto atacam roedores e répteis, incluindo cobras venenosas. Além disso, eles, por falta de acesso à água, matam a sede bebendo o sangue de suas vítimas para sobreviver.

O trabalho concluiu, ainda, que os gatos-do-deserto são capazes de percorrer distâncias maiores do que qualquer outro gato do seu porte.

Esta espécie foi registrada pela ciência em 1858. Porém, somente há sete anos, os gatos-do-deserto foram fotografados na natureza pela primeira vez.

Outra informação relevante descoberta pelo estudo é que o número de gatos-do-deserto está diminuindo, apesar de a espécie estar na lista como “menos preocupante” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Os tamanhos da área do habitat natural desses bichos podem significar que a população é menor do que as estimativas anteriores apontavam, de acordo com a coluna Ecoa, no UOL.

Por causa deste cenário, os autores da pesquisa estão reivindicando que a IUCN reconheça o panorama inóspito do deserto, muito vulnerável a mudanças climáticas. Com isso, o status do gato-do-deserto na lista pode mudar.

Ação dos homens prejudica os felinos

Outro aspecto que corrobora com a tese dos pesquisadores é que a distribuição da espécie está diminuindo em regiões onde a atividade humana influenciou negativamente seu habitat.

Exemplo: cães pastores são capazes de matar esses felinos, gatos domésticos podem ser portadores de doenças perigosas que são transmitidas aos selvagens, além de existirem casos de gatos-do-deserto capturados para o comércio ilegal de animais de estimação.