BRASIL NO MUNDO

Lula viaja à Bélgica para a cúpula da Celac e União Europeia

Presidente terá uma série de reuniões bilaterais e tentará avançar nas tratativas pelo acordo entre o Mercosul e o bloco europeu

Lula na Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global, em Paris.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en GLOBAL el

Após uma semana de agenda intensa, com lançamento de programas como o novo Mais Médicos e a sanção do Minha Casa Minha Vida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca, na noite deste sábado (15), para Bruxelas, capital da Bélgica, onde participará da Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE).

Lula deve viajar por volta das 22h na companhia da primeira-dama, Janja Lula da Silva, e deve fazer uma parada rápida em Recife para abastecimento antes de chegar na capital belga, por volta das 16h10 de domingo (16) pelo horário local. 

Entre segunda (17) e terça feira (18), cerca de 60 líderes dos países que compõem a Celac e UE se reunirão para discutir temas como mudanças climáticas, transição digital, segurança e combate ao crime transnacional, comércio e desenvolvimento sustentável, além de recuperação do mundo pós-pandemia da Covid-19.

A delegação brasileira, segundo o Itamaraty, levará à cúpula propostas de estímulo à cooperação mútua nas áreas ambiental, energética, de defesa e combate à fome.

Além disso, embora não figure entre os principais temas da 3ª Cúpula Celac-União Europeia, as negociações para conclusão do acordo de livre-comércio entre os países do bloco europeu e do Mercosul devem ser objeto das conversas.  

Lula, que foi convidado para a cúpula pelo primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, atual presidente do bloco europeu, tentará fazer avançar as tratativas pelo acordo entre o Mercosul e União Europeia, manifestando o posicionamento brasileiro em relação às últimas exigências dos líderes do Velho Continente para aprovar a assinatura do tratado – que incluem, entre outras coisas, a previsão de multas em caso de descumprimento de obrigações ambientais.

No início de julho, durante a 62ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, em Puerto Iguazú, na Argentina, Lula reafirmou que o acordo de livre comércio entre os dois blocos, nos moldes como está posto, é "inaceitável". 

"O Instrumento Adicional apresentado pela União Europeia em março deste ano é inaceitável. Parceiros estratégicos não negociam com base em desconfiança e ameaça de sanções. É imperativo que o Mercosul apresente uma resposta rápida e incisiva", disse o presidente brasileiro na ocasião. 

Agenda de Lula na Bélgica

Lula terá encontros com o rei da Bélgica, Philippe Léopold Louis Marie, e com o primeiro-ministro do país anfitrião, Alexandre De Croo. Também já foram confirmados compromissos com os representantes da Áustria e da Suécia.

Na segunda-feira (17), Lula participa do Fórum empresarial União Europeia - América Latina, pela manhã. À tarde, ocorre a sessão de abertura da Celac. No dia seguinte, ocorre a Cúpula da Celac-União Europeia. O retorno a Brasília está previsto para quarta-feira (19).

*Com Agência Brasil