POLÊMICA

Herdeira da Disney é ativista climática e defende taxação dos super-ricos

Abigail Disney descobriu que herdaria o império cinematográfico aos 21 anos e ficou decepcionada; Ela foi presa recentemente em protesto contra jatos particulares

Abigail Disney presa em aeroporto de Nova York.Créditos: Reprodução/New York Communities for Change
Escrito en GLOBAL el

Abigail Disney tem 63 anos e, como seu nome já sugere, é herdeira do império cinematográfico criado pelo seu tio-avô Walt Disney e seu avô Roy Disney. Mas ao contrário do que se poderia imaginar, a neta dos criadores do Mickey Mouse não é nem um pouco afeita à vida luxuosa dos milionários e bilionários. Pelo contrário, dedica sua vida ao ativismo climático e defende pautas como a tributação dos super-ricos.

Ela foi presa em Nova York na última sexta-feira (14) por obstruir o aeroporto regional de East Hampton durante um protesto contra jatos particulares de milionários e bilionários. Junto com outros manifestantes, impediu que os jatinhos pudessem decolar em protesto contra as “férias exclusivas de ricos investidores em combustíveis fósseis e poluidores que impulsionam a crise climática”.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

“Como uma pessoa que teve o privilégio de usar jatos particulares, sei que é difícil abrir mão de um luxo tão especial”, disse Abigail em comunicado. Ela cresceu em Los Angeles e após o terminar o colégio fez faculdade na Universidade de Yale.

Levava uma vida comum para a classe média alta dos EUA até os 21 anos, quando descobriu que herdaria 10 milhões de dólares dos Estúdios Disney. “Fiquei tão aborrecida quando soube disso, diria até traumatizada com o número”, revelou à jornalista Emily Webb, da rádio Outlook, em 2020.

Taxação dos super-ricos

Abigail esteve em janeiro deste ano, com mais 200 milionários, no Fórum Econômico de Davos, na Suíça. Junto de seu grupo, entregou uma carta aberta à organização do evento pedindo que eles próprios e os demais ricaços do mundo fossem tributados “pelo bem comum”.