CURIOSIDADE

Como novela da Globo ajudou a decidir eleição na Rússia

Na década de 1990, o folhetim fez tanto sucesso que foi vendido para mais de 25 países

Guilherme Fontes e Glória Pires.Créditos: Divulgação/TV Globo
Escrito en GLOBAL el

A Globo está reprisando a segunda versão de “Mulheres de Areia”, uma das novelas de maior sucesso da emissora na década de 1990. Na época (1993), o folhetim teve tanto êxito em termos de audiência que chegou a ser vendida para mais de 25 países.

Em um desses, a repercussão popular da história escrita por Ivani Ribeiro foi tamanha que a novela acabou influenciando o andamento das eleições de 1996.

Ajude a financiar o documentário da Fórum Filmes sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. Clique em https://benfeitoria.com/ato18 e escolha o valor que puder ou faça uma doação pela nossa chave: pix@revistaforum.com.br.

O governo da Rússia, do então presidente Bóris Ieltsin, resolveu tomar uma iniciativa para garantir que um número significativo de eleitores fosse às urnas.

A determinação foi que os últimos capítulos do folhetim, exibido em uma emissora estatal, fossem exibidos no dia da eleição. O objetivo foi evitar que as pessoas viajassem e não comparecessem para votar.

A preocupação era porque, em 1996, a eleição, coincidentemente, caiu no mesmo dia de um feriado local. O fato poderia provocar uma grande evasão, caso boa parte da população resolvesse viajar.

A estratégia deu certo e Bóris Ieltsin venceu Guennadi Ziuganov, sendo reeleito com 57,2% dos votos.

Na Rússia, “Mulheres de Areia” foi exibida como o nome “O Segredo de Tropicana”, em uma alusão à “Tropicaliente”, outra novela brasileira de muito sucesso no país, segundo informações do Splash.

Qual a história da novela de tanto sucesso

O enredo é ambientado na fictícia Pontal D'Areia, município do litoral do Rio de Janeiro. O tema central do roteiro é a rivalidade entre as gêmeas Ruth e Raquel, interpretadas por Glória Pires.

Fisicamente idênticas, as duas têm personalidades opostas. Ruth é boazinha e doce, enquanto Raquel é egoísta e má.

Raquel tenta conquistar o namorado de Ruth, se aproveitando da semelhança física. O bem-sucedido empresário Marcos Assunção é interpretado por Guilherme Fontes, que se apaixona por Ruth.

A primeira versão de “Mulheres de Areia” foi exibida pela extinta TV Tupi, em 1973. Nos papéis de Ruth e Raquel, Eva Wilma. Carlos Zara deu vida a Marcos Assunção.