DRAMA E DESENCONTROS NO PACÍFICO

Velejador perdido e remador resgatado: Uma trama de enganos e emoções no vasto oceano Pacífico

Uma história de suspense e mistério envolve um velejador desaparecido, um remador inesperadamente resgatado e um desfecho que ninguém esperava

Barco no meio das ondas.Créditos: Myriams-Fotos/pixabay
Escrito en GLOBAL el

Na última sexta-feira, um emocionante desfecho surpreendeu a comunidade náutica mundial, após um suposto desaparecimento no Oceano Pacífico. O velejador americano David Wysopal, acompanhado de seu filho Zachary, foi encontrado são e salvo em Samoa, enquanto o remador Aaron Carotta, resgatado acidentalmente, chamou a atenção para um equívoco que gerou uma grande operação de busca.

A saga começou quando Aaron Carotta, de 45 anos, foi resgatado no meio do Oceano Pacífico por uma equipe de busca que procurava por outros desaparecidos no mar. Aaron estava há mais de 30 horas dentro de uma balsa salva-vidas após seu barco ter virado em uma onda. O alívio pelo seu resgate foi acompanhado pela preocupação de que a razão original da busca, o desaparecimento de David e Zachary Wysopal, não havia sido solucionada.

David e Zachary Wysopal, pai e filho, estavam em uma travessia do Pacífico em um veleiro de 13 metros de comprimento. Seu equipamento de localização pessoal parou de emitir sinais automáticos, o que levou a uma operação de busca no oceano que durou três dias. No entanto, o silêncio do equipamento indicava apenas que o aparelho não funcionava em áreas tão remotas do Pacífico como a região em que estavam navegando. Enquanto as buscas pelos dois foram suspensas, eles chegaram à ilha de Samoa de forma segura, sem saber da operação de busca e do "desaparecimento" que involuntariamente geraram. O velejador tinha como objetivo encontrar emprego em um estaleiro na ilha, mas o rumo seguido inicialmente indicava a direção da Polinésia Francesa, causando confusão sobre sua rota.

Apreensão e "sequestro"

O drama se intensificou quando o filho de David ligou para a mãe, na Nicarágua, informando que ficariam fora por meses. A mãe interpretou como um sequestro e denunciou o ex-marido, levando ao aumento da angústia. No entanto, o desaparecimento acabou incentivando Belkis González a denunciar os abusos cometidos pelo pai do menino e iniciar um processo legal para reaver a guarda da criança. Enquanto isso, Aaron Carotta continuou sua jornada em um pequeno barco a remo, sem saber que também era considerado desaparecido. Após perder a capacidade de se comunicar com sua equipe de apoio, ele ativou um localizador pessoal em um momento de emergência. No entanto, as chances de ser encontrado eram mínimas, pois as buscas pelo remador já haviam sido encerradas.

No momento exato em que o alarme foi acionado, um avião que participava da operação de busca pelo veleiro de David interceptou o sinal. O avião seguiu para o local, esperando encontrar pai e filho, mas encontrou Aaron lutando em uma balsa salva-vidas com uma fenda, água entrando e um tubarão próximo.

Enquanto Aaron era resgatado, David e Zachary, inconscientes da agitação que sua suposta tragédia havia causado, chegaram em segurança a Samoa. Foi somente quando chegaram à ilha que souberam das operações de busca por eles e do resgate do remador. O desfecho feliz trouxe alívio para todos os envolvidos.

Essa história de desencontros e equívocos no vasto oceano Pacífico mostrou a importância de comunicações precisas e equipamentos confiáveis para os navegadores solitários. Além disso, ressaltou a importância de ações rápidas e efetivas de busca e resgate em situações de emergência no mar, garantindo a segurança daqueles que enfrentam os desafios das grandes travessias.

 

Com informações do UOL.