MUNDO

Burger King enfrenta processo por propaganda enganosa de sanduíche

Rede foi acusada por clientes de vender imagem enganosa de hambúrgueres, entenda o caso

Clientes argumentam que nas fotos há hambúrgueres com ingredientes que "transbordam do pão".Créditos: Exchange Associate/Wikimedia Commons
Escrito en GLOBAL el

Após ação coletiva de clientes contra o Burger King pela alegação de que a representação dos sanduíches Whopper nos cardápios possuem um tamanho superior ao distribuído nas redes, um juiz distrital dos EUA de Miami, Roy Altman, afirma que o Burger King deve se defender.

A ação coletiva argumenta que nas fotos há hambúrgueres com ingredientes que "transbordam do pão", fazendo parecer que os sanduíches são 35% maiores, contendo o dobro da carne que servem. A rede Burger King pertence à unidade da Restaurant Brands International (QSR.TO) .

Sanduíche Whopper. Créditos: Divulgação

A loja disse que não é obrigada a entregar hambúrgueres que se pareçam "exatamente como na imagem", e segundo eles, as “ alegações dos demandantes são falsas”, mas, de acordo com o juiz, isso caberia aos jurados "nos dizer o que as pessoas pensam". 

Na última sexta (25), o juiz Altman tomou uma decisão pública permitindo que os clientes dessem seguimento com as acusações, julgadas como fundamentadas em negligência e enriquecimento sem causa contra a rede. 

No entanto, ele afirma não ter encontrado nenhum anúncio em que o Burguer King tenha prometido a entrega do produto nas qualidades exatas das imagens e assim, rejeitou as reivindicações apoiadas em anúncios de TV e online.

Quanto aos pedidos de comentários feitos nesta terça-feira (29), a empresa e seus advogados não deram retorno, assim como o advogado dos autores. 

Tentativas anteriores para mediar um acordo entre as partes envolvidas na ação judicial contra o Burger King não tiveram sucesso. Isso significa que o processo deve continuar e as partes terão que buscar uma resolução através dos meios legais.

Outras redes de restaurantes especializada em fast-food como o McDonald's e o Wendy's estão se defendendo contra um processo semelhante no tribunal federal do Brooklyn, em Nova York.

Com informações de Reuters