FEMINICÍDIO

Brasileiro que cumpria prisão perpétua nos EUA por esfaquear namorada foge da prisão

Autoridades americanas estão em polvorosa atrás do criminoso, que já tinha uma condenação anterior no Brasil

O criminoso Danilo Cavalcante.Créditos: Chester County District Attorney's Office
Escrito en GLOBAL el

O brasileiro Danilo Cavalcante, condenado em 22 de agosto a prisão perpétua por ter assassinado com 38 facadas a namorada, de 33 anos, na frente dos filhos dela, conseguiu fugir da prisão. Ele cumpria pena no presídio de Chesco, no Condado de Chester, próximo da Filadélfia. Na manhã de quinta-feira, informou o gabinete do promotor público local no X, antigo Twitter.

Cavalcante, de 34 anos, estava aguardando transferência para uma prisão estadual na Pensilvânia. Segundo promotores americanos, ele também é procurado no Brasil, por outro assassinato.

Ele conseguiu escapar dos guardas da prisão antes das 9 horas da manhã e foi visto quase uma hora depois caminhando em uma estrada próxima ao presídio, vestindo uma camiseta branca, bermuda cinza e tênis branco, disse a promotora distrital do condado de Chester, Deb Ryan, em uma coletiva. Não está claro como ou onde ele conseguiu as roupas, acrescentou ela.

“Se você o vir, não se aproxime dele. Ele é considerado extremamente perigoso”, acrescentou a promotora.

O diretor interino da prisão, Howard Holland, não detalhou como Cavalcante conseguiu escapar. “Quando percebemos que havia um problema com a ausência de um preso, seguimos os protocolos, fechamos a prisão e fizemos o que chamamos de contagem especial para confirmar que havia apenas uma pessoa desaparecida”, disse ele.

As forças policiais do Estado estão usando cães policiais, drones, helicópteros e notificaram todos os residentes em um raio de 10 quilômetros da prisão.

As autoridades norte-americanas estão oferecendo uma recompensa de US$ 5 mil (quase R$ 25 mil) por informações que levem à captura do fugitivo.

O crime

Um júri deliberou por apenas 15 minutos para condenar Cavalcante, que foi considerado culpado de esfaquear Deborah Brandão, também brasileira, cerca de 38 vezes na frente de seus dois filhos, de 4 e 7 anos, em agosto de 2021, na casa dela em Schuylkill Township.

Ele esfaqueou a namorada depois que ela soube que Cavalcante tinha um mandado de prisão em aberto por um assassinato ocorrido no Brasil em 2017. Os detetives concluíram que Cavalcante a matou depois que ela descobriu e ameaçou denunciá-lo à polícias.

Na época do crime, Cavalcante fugiu do local antes da chegada da polícia mas foi preso após ser rastreado até a Virgínia.

Com informações da AP, The NYT e T. Post