EXCLUSIVO

'Davos para a Defesa': Deputada Dandara é a única parlamentar brasileira no evento

Deputada petista de Minas Gerais participa de debates sobre descarbonização, emergência climática, soberania e auto determinação dos povos na Conferência Internacional de Segurança de Munique, na Alemanha

Créditos: Ascom Dandara - Deputada do PT mineiro é a única parlamentar brasileira na Conferência de Segurança de Munique, na Alemanha
Escrito en GLOBAL el

A deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) é a única parlamentar brasileira a participar da Conferência Internacional de Segurança de Munique (MSC, da sigla em inglês), na Alemanha. Chamada de "Davos para a Defesa", a conferência é uma plataforma para discussões de alto nível sobre os desafios de segurança mais prementes do mundo.

A 60ª edição do evento anual teve início nesta sexta-feira (16) e prossegue até domingo (18), no badalado Hotel Bayerischer Hof, em Munique, Alemanha. Dandara gravou um vídeo exclusivo para a Fórum do local onde está sendo realizada a MSC.

Ela destaca a importância do evento em um momento em que o mundo vive várias tensões, conflitos e também passa por debates muito importantes de transição energética.

"Eu sou a única deputada federal do nosso país aqui presente nessa conferência. Acabei de participar de uma mesa muito importante sobre descarbonização, logo mais uma mesa sobre emergência climática e tem ainda debates importantes acerca da soberania e da auto determinação dos povos", contou.

Programa Mulheres Parlamentares

A parlamentar participa da MSC até domingo. Ela integra o Programa Mulheres Parlamentares (WPP, da sigla em inglês) da MSC, que reúne um grupo de 16 jovens deputadas de diferentes países dentro do maior encontro do mundo sobre segurança internacional para discutir política externa, de segurança, de imigração e de desenvolvimento.

“Será uma experiência rica poder representar o Brasil neste programa. Vou defender uma ordem mundial multipolar, uma representação adequada para os países emergentes nos órgãos de governança global, a garantia de dois estados soberanos para solucionar o conflito entre Israel e a Palestina, os valores democráticos diante do ascenso da extrema direita no mundo e o combate à fome e ao racismo como instrumento de dignidade entre os povos”, declarou Dandara.

Sociedade 5.0 e Inteligência Artificial

Durante a MSC, Dandara se reúne com lideranças globais de governos e sociedade civil, entre elas o prefeito de Munique, Dieter Reiter. A cidade que sedia o evento é considerada um dos celeiros de tecnologia do mundo. A deputada mineira pretende conhecer experiências inovadoras da chamada Sociedade 5.0.

A Sociedade 5.0 é uma visão proposta pelo governo japonês que busca a integração da sociedade com tecnologias avançadas, como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Big Data e outras inovações.

Esse conceito representa uma evolução nas etapas da sociedade, começando com a caça e coleta (Sociedade 1.0), passando pela revolução industrial (Sociedade 2.0), chegando à sociedade da informação (Sociedade 3.0) e à sociedade conectada (Sociedade 4.0).

Na Sociedade 5.0, a ênfase está na fusão harmoniosa entre o mundo físico e o virtual, buscando resolver problemas sociais complexos e melhorar a qualidade de vida das pessoas. Isso inclui avanços em áreas como assistência médica, transporte, educação e meio ambiente, utilizando tecnologias para criar soluções mais eficientes e sustentáveis.

A visão da Sociedade 5.0 enfatiza a utilização da tecnologia para promover uma sociedade mais humanizada e centrada no bem-estar das pessoas.

“A Inteligência Artificial é uma das tecnologias relacionadas à Sociedade 5.0 e é uma prioridade estratégica para economias globais, que buscam usar a tecnologia para melhorar políticas de saúde, segurança, meio ambiente e educação", comenta Dandara.

A parlamentar petista comenta ainda que o Congresso Brasileiro pretende aprovar uma política nacional para regular o desenvolvimento e a aplicação da inteligência artificial até as eleições municipais.

"Esse é um debate emergente. É preciso que a adoção de IA seja transparente, segura e confiável, garanta a proteção dos dados pessoais e respeite a ética, os direitos humanos e os valores democráticos”, disse a deputada mineira.

60 anos do evento

A 60ª edição da Conferência Internacional de Segurança de Munique teve início nesta sexta-feira (16) e prossegue até domingo (18) , reunindo mais de 50 chefes de Estado e de governo, cerca de 60 ministros dos Relações Exteriores, e mais de 25 ministros da Defesa dos Estados Unidos, China e outros países.

Criada no outono de 1963, a MSC celebra este ano o aniversário de 60 anos. Este marco histórico destaca a contínua importância e relevância desta plataforma de diálogo internacional, reunindo líderes e especialistas para abordar questões cruciais no cenário global de segurança.