Imprensa livre e independente
24 de maio de 2019, 22h36

Guru de Bolsonaro, Olavo de Carvalho tem dúvidas sobre o formato da Terra

O auto-denominado filósofo, que é um dos principais conselheiros de Bolsonaro, disse que não tem uma opinião sobre a teoria da Terra plana, defendida por muitos bolsonaristas

Reprodução
O escritor Olavo de Carvalho, tido como “guru” de Jair Bolsonaro por ser o seu principal conselheiro, revelou nesta sexta-feira (24), pelo Twitter, que ainda tem dúvidas quanto ao formato da Terra. Auto-denominado filósofo e inimigo declarado da academia, Carvalho postou: “Vivem perguntando minha opinião sobre a Terra Plana. Darei essa opinião quando tiver uma. Por enquanto só tenho perguntas”. Vivem perguntando minha opinião sobre a Terra Plana. Darei essa opinião quando tiver uma. Por enquanto só tenho perguntas. — Olavo de Carvalho (@opropriolavo) 24 de maio de 2019 A teoria da Terra plana, assim como o movimento anti-vacina, são...

O escritor Olavo de Carvalho, tido como “guru” de Jair Bolsonaro por ser o seu principal conselheiro, revelou nesta sexta-feira (24), pelo Twitter, que ainda tem dúvidas quanto ao formato da Terra.

Auto-denominado filósofo e inimigo declarado da academia, Carvalho postou: “Vivem perguntando minha opinião sobre a Terra Plana. Darei essa opinião quando tiver uma. Por enquanto só tenho perguntas”.

A teoria da Terra plana, assim como o movimento anti-vacina, são fenômenos recentes de pensamentos anti-intelectuais em ascensão no mundo inteiro. No Brasil, a principal corrente anti-academia está dentro do próprio bolsonarismo.

Essa não é a primeira vez que Olavo de Carvalho defende teorias pseudocientíficas. Em 2012, durante o lançamento de um livro, colocou em dúvida o fato de que a Terra gira em torno do Sol.

“No fim do século passado, uma dupla de cientistas, Mitchelson e Morley, disse o seguinte: se de fato a Terra se move ao redor do Sol, então deve haver diferenças na velocidade da luz em vários pontos da Terra conforme as várias estações do ano. E eles mediram isso milhares e milhares de vezes e viram que não mudava nada. Então, das duas, uma. Ou a Terra não se move ou é preciso modificar a física inteira”, disse à época.

Veja também:  Filho de Teori Zavascki posta "reflexão" sobre e-mails corporativos de Moro e Dallagnol serem investigados

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum