16 de novembro de 2018, 17h58

Homenagem da Câmara do Rio em 2016 comprova eficiência de médicos cubanos. Vídeo

Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba produziu um vídeo, em 2016, no qual são registradas manifestações de gratidão de pacientes atendidos pelos profissionais caribenhos do programa Mais Médicos

(Foto: Reprodução Youtube)

Uma homenagem realizada em 2016, pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro, comprovou a eficiência do trabalho desenvolvido pelos médicos cubanos em solo brasileiro. Os profissionais de saúde receberam a maior comenda  da cidade: a medalha Pedro Ernesto. Para celebrar, o Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba divulgou um vídeo, com duração de 10 minutos, que mostra depoimentos de famílias sobre como é ser atendido por um médico cubano.

Uma das personagens do vídeo diz que o médico não analisa apenas o paciente, mas tudo que está ao redor. “Ele vem na nossa casa, vê como é a rotina, como é a casa, tudo para um bom diagnóstico”, completou.

Fórum precisa ter um jornalista em Brasília em 2019. Será que você não pode nos ajudar nisso? Clique aqui e saiba mais

Em outro momento, uma mãe diz que o programa Mais Médicos trouxe humanidade para os atendimentos. “Desde o primeiro momento, eles foram atenciosos e trouxeram muito mais humanidade”, afirmou a dona de casa Maria Aparecida Gonçalves.

A homenagem foi relembrada nesta sexta-feira (16), para registrar o anúncio do Ministério da Saúde Pública de Cuba sobre o fim da parceria com o Brasil no programa Mais Médicos. Em texto publicado pelos integrantes do Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba, junto ao vídeo, eles agradecem a vinda dos médicos ao Brasil e dão graças a toda solidariedade que puderam conhecer.

Leia o texto na íntegra

Pequena homenagem às companheiras e aos companheiros de Cuba que vieram ao Brasil para participar do Programa Mais Médicos. Graças à sua solidariedade, pudemos conhecer uma medicina mais humanizada. O vídeo foi realizado pelo Comitê Carioca de Solidariedade a Cuba para o evento realizado no dia 24.11.2016, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, ocasião na qual as médicas e os médicos receberam a maior comenda da cidade: a medalha Pedro Ernesto.

Assista ao vídeo: