Imprensa livre e independente
14 de agosto de 2013, 12h27

Inscrições para o Prêmio ODM Brasil são prorrogadas até o dia 19 de agosto

Prefeituras e organizações sociais que contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio podem inscrever suas práticas

Prefeituras e organizações sociais que contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio podem inscrever suas práticas Da Redação As inscrições para a 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil foram prorrogadas até o dia 19 de agosto. O objetivo do prêmio, proposto pelo governo federal em 2004, é valorizar e reconhecer os esforços de prefeituras e organizações sociais que contribuem para que o Brasil cumpra os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Reprodução Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram estabelecidos pela ONU no ano 2000, como uma agenda de patamares mínimos de cidadania e valores civilizatórios que...

Prefeituras e organizações sociais que contribuam para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio podem inscrever suas práticas

Da Redação

As inscrições para a 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil foram prorrogadas até o dia 19 de agosto. O objetivo do prêmio, proposto pelo governo federal em 2004, é valorizar e reconhecer os esforços de prefeituras e organizações sociais que contribuem para que o Brasil cumpra os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Reprodução

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram estabelecidos pela ONU no ano 2000, como uma agenda de patamares mínimos de cidadania e valores civilizatórios que devem ser alcançados até 2015. Eles dizem respeito à superação da fome e da pobreza extrema;  ao acesso à educação; à promoção da igualdade de gênero e a autonomia das mulheres; à redução da mortalidade infantil, ao combate de doenças como a Aids, tuberculose, malária, hanseníase, entre outras; à sustentabilidade ambiental; e a cooperação para o desenvolvimento.

As prefeituras podem inscrever práticas próprias e de entidades ligadas diretamente a administração municipal que contribuam para algum dos objetivos de desenvolvimento do milênio. Para concorrer ao Prêmio, a prática deve existir a pelo menos 12 meses, apresentar resultados mensuráveis e ter perspectiva de continuidade e replicabilidade. Além disso, a Prefeitura não pode promover qualquer ação que comprometa o cumprimento de algum dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Veja também:  Comunidade acadêmica denuncia e protesta contra intervenção do MEC na UFGD

No caso das organizações sociais, elas devem ter mais de dois anos de funcionamento e não promover práticas que vão contra os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A prática inscrita deve existir há pelo menos um ano; ser inovadora; apresentar resultados mensuráveis; e ter perspectiva de continuidade e replicabilidade.

Na última edição do Prêmio ODM Brasil, em 2011, foram inscritas 638 práticas e 20 foram premiadas. Este ano, entre todas as práticas inscritas, 60 serão selecionadas e certificadas e 30 serão premiadas. As inscrições podem ser feitas na página eletrônica ODM Brasil.

Você pode fazer o jornalismo da Fórum ser cada vez melhor

A Fórum nunca foi tão lida como atualmente. Ao mesmo tempo nunca publicou tanto conteúdo original e trabalhou com tantos colaboradores e colunistas. Ou seja, nossos recordes mensais de audiência são frutos de um enorme esforço para fazer um jornalismo posicionado a favor dos direitos, da democracia e dos movimentos sociais, mas que não seja panfletário e de baixa qualidade. Prezamos nossa credibilidade. Mesmo com todo esse sucesso não estamos satisfeitos.

Queremos melhorar nossa qualidade editorial e alcançar cada vez mais gente. Para isso precisamos de um número maior de sócios, que é a forma que encontramos para bancar parte do nosso projeto. Sócios já recebem uma newsletter exclusiva todas as manhãs e em julho terão uma área exclusiva.

Fique sócio e faça parte desta caminhada para que ela se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie a Fórum